Logo E-Commerce Brasil

Entenda o comportamento dos empreendedores brasileiros, segundo pesquisa da Magalu

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

O empreendedorismo é uma das muitas características marcantes do brasileiro. Para compreender os desafios, oportunidades e, especialmente, o comportamento dos empreendedores, o E-Commerce Brasil em parceria com a Magalu, realizou um levantamento. 

Mulher realizando uma entrevista com outra mulher
Imagem: reprodução

Cada vez mais, o e-commerce vêm se destacando como um meio para o desenvolvimento das empresas e negócios. Segundo a pesquisa, 83% dos respondentes utilizam o e-commerce como um canal de vendas.

Para além da dominância do e-commerce ou site próprio (71%), outros meios de venda foram citados: marketplaces (64%), redes sociais (43%) e lojas físicas (34%). 

Salientando que as empresas estavam livres para escolher mais de uma opção em suas respostas. 

Principais insights 

Os principais nichos de atuação das organizações eram cosméticos, representando 26%, moda e acessórios com 24% das respostas, alimentação e bebidas totalizando 19% e por fim eletroeletrônicos e eletrodomésticos com 17%. 

Abraçando diferentes tipos de conteúdos, o estudo revelou que as empresas diversificam as buscas por informações comerciais. 62% procura por materiais relacionados ao nicho de vendas e também por conteúdos ligados ao e-commerce de maneira geral. 

A pesquisa ainda destaca as principais fontes de pesquisa usadas pelas empresas: eventos online (71%), redes sociais (67%), newsletters (64%) e por fim eventos presenciais (50%).