Aplicativos de e-commerce estão na lista de prioridades de Edik Mitelman, vice-presidente sênior e gerente-geral de produtos de privacidade em nuvem da AppsFlyer. Com mais de 20 anos de experiência na indústria de tecnologia, Mitelman será um dos palestrantes do Fórum E-commerce 2023 (dias 25, 26 e 27 de julho) no palco de Tecnologia.

Aproveitamos a passagem do especialista pelo país para entender os pontos importantes a ser considerados em relação aos aplicativos de e-commerce. No evento, aliás, ele falará sobre uma ferramenta para profissionais de marketing analisarem performance de campanhas e aplicativos sem infringirem dados pessoais dos usuários finais.
1 – ECBR: Quais os principais fatores que afetam a experiência do usuário em um aplicativo de e-commerce?
Para prosperar no campo do e-commerce, as empresas devem adotar estratégias eficazes, como: implementar ótimas experiências de integração; garantir tempos de carregamento rápidos; oferecer opções de personalização; habilitar táticas eficazes de reengajamento; garantir acessibilidade e fornecer processos de checkout sem problemas.
A pandemia da Covid-19 trouxe uma transformação duradoura no comportamento de compra, fundindo as experiências de compra online e offline por meio de dispositivos móveis. Tendências emergentes, como busca por voz, serviços de compra online com retirada na loja (click-and-collect), integração de realidade aumentada e cupons estão em ascensão e espera-se que continuem moldando o futuro do e-commerce nos próximos anos.
2 – ECBR: Como garantir que o aplicativo de e-commerce seja fácil (e intuitivo) de se usar?
Acima de tudo, ao projetar recursos ou desenvolver fluxos, pergunte a si mesmo como você pode tornar algo mais simples, rápido, suave e agradável para seus usuários. A tecnologia pode ajudar os desenvolvedores, mas não há substituto para testes genuínos com usuários, ter suas análises e seu feedback.
3 – ECBR: Como garantir que seu aplicativo de e-commerce seja rápido e responsivo?
Mitelman: Existem muitos fatores a serem considerados para otimizar o desempenho do seu aplicativo de e-commerce, entre eles:
– Otimizar o código e minimizar as solicitações de rede;
– Implementar o cache para reduzir solicitações de rede repetidas;
– Comprimir e otimizar ativos, como imagens, CSS e JavaScript;
– Utilizar redes de entrega de conteúdo (CDNs) para entrega de conteúdo mais rápida;
– Ativar o carregamento preguiçoso (lazy loading) para melhorar os tempos de carregamento;
– Priorizar o conteúdo acima da dobra (above-the-fold) para renderização mais rápida;
– Realizar testes regulares de desempenho e otimização;
– Otimizar as consultas ao banco de dados para maior eficiência;
– Monitorar e analisar métricas de desempenho;
– Manter-se atualizado com a tecnologia para melhorias de desempenho.
Ao implementar essas estratégias e otimizar continuamente o desempenho do seu aplicativo de comércio eletrônico, você pode garantir que ele permaneça rápido, responsivo e proporcione uma experiência do usuário perfeita.
4 – ECBR: O que deve ser levado em consideração para criar um aplicativo de e-commerce acessível a pessoas com deficiência?
É crucial testar, coletar e avaliar o feedback do usuário. A acessibilidade é um processo contínuo e é importante atualizar constantemente o aplicativo para aprimorar suas funcionalidades de acessibilidade. Ao priorizar a acessibilidade, você pode garantir que pessoas com deficiência possam se envolver plenamente com o seu aplicativo de comércio eletrônico e ter uma experiência de usuário inclusiva.
5 – ECBR: Em um aplicativo de e-commerce, quais os meios para proteger os dados do usuário?
Como cada aplicativo colabora com uma variedade de parceiros para diversos objetivos de produtos e marketing, é necessário prestar atenção meticulosa à colaboração de dados e à proteção de dados de usuário e informações pessoalmente identificáveis (PII).
Ao implementar uma estratégia de dados robusta e avançada, o aplicativo pode prosperar sem comprometer a privacidade do usuário. Na verdade, a proteção dos dados do usuário e a promoção da colaboração com parceiros diversos se tornam catalisadores tanto para o crescimento quanto para a confiança na marca. Essa abordagem posiciona o aplicativo na vanguarda, à frente de seus concorrentes, e fortalece sua reputação como uma plataforma confiável tanto para usuários quanto para parceiros.
6 – ECBR: O que considerar para um aplicativo de e-commerce estar em conformidade com a LGPD?
Além disso, uma vez que as transações estão ocorrendo, tal aplicativo precisaria garantir que tenha a base legal apropriada sob a LGPD para interagir com os usuários do aplicativo. A LGPD, assim como outras leis globais de privacidade, concede aos indivíduos direitos bastante abrangentes. Portanto, também recomendo que um aplicativo de comércio eletrônico invista na criação de ferramentas adequadas para que qualquer usuário do aplicativo possa excluir seus dados, interromper o processamento de seus dados ou revogar qualquer outro consentimento que tenham dado anteriormente. A transparência sobre o que você está fazendo com os dados de seus usuários é fundamental para a conformidade e para construir confiança com seus clientes.
7 – ECBR: Cite algumas dicas para promover um app de e-commerce a fim de alcançar um público mais amplo.
Aproveite o poder da análise de dados e da atribuição para medir e analisar métricas-chave, como custos de aquisição de clientes, taxas de conversão e valor vitalício do cliente. Essa abordagem baseada em dados permitirá que você identifique áreas para melhorias, aloque recursos de forma eficaz e tome decisões informadas. Além disso, adote uma mistura diversificada de canais de marketing e não tenha medo de testar novas criações ou novos canais.
8 – ECBR: Como medir o sucesso de um aplicativo de e-commerce?
Ao medir o desempenho, analisar o comportamento do usuário, utilizar modelagem de atribuição, realizar testes A/B e personalizar esforços de marketing, as empresas podem tomar decisões baseadas em dados para aprimorar as experiências do usuário, impulsionar o crescimento e alcançar seus objetivos comerciais no competitivo cenário de aplicativos móveis.
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