Após 45 anos, o e-mail continua sendo o “carro-chefe” do conjunto de ferramentas do marketing digital, oferecendo o maior ROI entre os canais disponíveis. A execução de uma campanha de sucesso depende de análise minuciosa dos dados para tomar as melhores decisões. “Quando comparado a outros canais, o e-mail é o preferido dos consumidores para interação com as marcas. Dessa forma, sai na frente o profissional de marketing antenado a essa preferência e disposto a aproveitar todo o potencial da ferramenta, com atenção especial a necessidades de ajustes contínuos das estratégias”, explica Cecilia Belele, Diretora Regional da Return Path para América Latina.
Para orientar os profissionais da área nas tomadas de decisões, a Return Path, em parceria com a Ascend2, lançou o estudo “Estratégias de Campanhas de E-mail Marketing: otimização de performance para Marketing B2C”, que apresenta os desafios e as melhores e mais eficazes táticas no uso do canal. A pesquisa foi realizada em novembro, com base na percepção de 104 influenciadores de marketing dos Estados Unidos, entre os quais proprietários de empresas, CXO, vice-presidentes, diretores e gerentes.
Veja os principais destaques do estudo:
52% dos entrevistados acreditam que melhorar a personalização do e-mail é o objetivo mais importante – Os consumidores de hoje esperam uma experiência de e-mail altamente adaptada às suas preferências pessoais. Essa é uma das explicações para que mais da metade dos profissionais entrevistados classifiquem a personalização como seu objetivo estratégico mais importante. Melhorar a retenção de clientes e aumentar o engajamento dessas pessoas também são objetivos altamente valorizados (47% e 44%, respectivamente).
Quais são os objetivos mais importantes das estratégias de e-mail marketing?
Objetivos mais importantes | % de profissionais que acreditam |
Melhorar a personalização do e-mail | 52% |
Melhorar a retenção de clientes | 47% |
Aumentar o engajamento do cliente | 44% |
Aumentar a aquisição de clientes | 39% |
Aumentar a notoriedade da marca | 38% |
Coletar dados de assinante de qualidade | 30% |
Reduzir os custos de marketing | 13% |
46% dos entrevistados revelam que a qualidade dos dados dos assinantes é o maior desafio para o sucesso – Lista de assinantes de alta qualidade é aquela que contém apenas destinatários que tenham demonstrado interesse em receber mensagens de determinada marca, além de reunir também dados comportamentais e de preferências desses usuários. Ter essas informações em mãos nao é tarefa fácil, mas é fundamental para o sucesso de uma campanha.
Quais são as principais barreiras para o sucesso do email marketing?
Principais barreiras | % de profissionais que acreditam |
Coletar dados de assinante de qualidade | 46% |
Aumentar o engajamento do cliente | 44% |
Aumentar a aquisição de clientes | 36% |
Melhorar a personalização do e-mail | 36% |
Reduzir os custos de marketing | 32% |
Melhorar a retenção de clientes | 30% |
Aumentar a notoriedade da marca | 29% |
48% dos entrevistados apontam que mensagem individualizada é a forma mais eficaz de personalização, mas também a mais difícil de executar – Há muitas maneiras de personalizar um programa de e-mail e a ação tem apresentado muito valor no processo de engajar e reter clientes.
Análise comparativa – tática mais difícil de executar x mais eficaz
Táticas | Mais difícil de executar
(% profissionais que acreditam) |
Mais eficaz
(% profissionais que acreditam) |
Centro de preferências autogerenciadas | 32% | 30% |
Design de e-mail responsivo | 36% | 34% |
Páginas de destino individualizadas | 42% | 34% |
Segmentação de lista de e-mail | 33% | 35% |
Integração de mídias sociais | 32% | 38% |
E-mails ativados por comportamento | 35% | 47% |
Mensagens de e-mail individualizadas | 48% | 48% |
47% dos profissionais de Marketing dizem combinar recursos terceirizados e internos – Essa tendência se explica pelo aumento da concorrência pela atenção dos clientes na caixa de entrada, o que tem elevado significativamente a sofisticação das campanhas de e-mail. “Uma estratégia interessante para garantir os melhores resultados diante da concorrência é unir recursos internos, por meio de profissionais que tenham ampla visão do negócios, a recursos externos, com o apoio de empresas que acompanham a evolução e tendências do canal e sejam especializadas na coleta e análise de dados”, diz Cecilia.
Quais são os recursos mais utilizados para colocar em prática as táticas do e-mail marketing?
Recurso | % de profissionais que acreditam |
Combinação de recursos terceirizados e internos | 47% |
Terceirização para um especialista | 34% |
Somente recursos internos | 19% |
O estudo “Estratégia de Campanhas de E-mail Marketing”, está disponível (em inglês) para download gratuito no site da Return Path [link: https://returnpath.com/downloads/email-marketing-campaign-strategies-optimizing-b2c-marketing-performance/].