As vendas online nos EUA durante o evento de compras Prime Day da Amazon.com Inc saltaram 8,5% em relação ao ano passado, para quase US$ 12 bilhões, com os americanos atingidos pela inflação apostando em itens essenciais e eletrônicos com desconto, mostraram dados da Adobe Índice de Economia Digital.
A Amazon disse, nesta quinta-feira (14), que o evento de compras de dois dias, nos dias 12 e 13 de julho, foi o maior de todos os tempos, com membros de seu programa de fidelidade Prime comprando mais de 300 milhões de itens, contabilizando 100 mil produtos vendidos por minuto durante o Prime Day.
Os compradores foram duramente atingidos por décadas de inflação alta nos últimos meses, que varejistas como Walmart Inc e Target Corp disseram ter levado a compras restritas de produtos discricionários. O aumento dos preços de tudo, de alimentos a roupas, estimulou os consumidores a aproveitar os grandes descontos de vários grandes varejistas dos EUA que pegam carona no Prime Day da Amazon.
“Os consumidores aproveitaram os descontos oferecidos, após muitos meses de preços elevados, online”, disse o vice-presidente da Adobe, Pat Brown.
Os varejistas estão dando grandes descontos para se livrar do excesso de estoque em que estão depois de comprarem farras durante a crise da cadeia de suprimentos da pandemia para atender aos compradores cheios de dinheiro dos cheques de estímulo do ano passado.
A Best Buy anunciou seu evento de compras Prime Day concorrente como “Black Friday em julho” e ofereceu mais de US$ 100 de desconto em smartphones Google e fones de ouvido Sony. Ofertas semelhantes também foram anunciadas na Target e Amazon.
Os brinquedos tiveram os maiores descontos entre os varejistas, com descontos médios de 15%, de acordo com a Adobe. O segmento de vestuário foi descontado em 12%, enquanto os níveis de desconto de eletrônicos ficou em torno de 6%.
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Fonte: Reuters