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Experiência do consumidor ditará o sucesso do e-commerce

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Ricardo Balkins, Consumer Business Industry Leader da Deloitte, trouxe para o palco do Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection dados sobre um estudo do comércio eletrônico levantado em 2020. Entre as respostas recolhidas, há uma que chama bastante atenção (e que certamente você, lojista de e-commerce, precisará se atentar: 98% dos respondentes afirmaram que não voltariam a comprar em uma loja após passar por uma experiência ruim.

Experiência do cliente será determinante

Sobre a questão da experiência para o engajamento, Balkins afirma que muitos clientes esperam por personalizado a cada pessoa, sabendo o que ela gosta (e não uma propaganda genérica). “Hoje isso ainda não é possível, pois há um excesso de informação no mercado, dados esses ainda não estruturados. Entretanto, quase 80% dos consumidores estão dispostos a dar informações pessoais para facilitar a comunicação com eles”.

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No levantamento sobre as vendas em marketplaces, o executivo diz que o grande desafio continua a competição por preço. “Não é possível recolher dados de clientes nessas plataformas, assim como ter um controle preciso de estoque. Porém, o investimento para ter um e-commerce próprio é grande, principalmente de construção de marca, que demanda tempo”. Por conta disso, Balkins afirma que as vantagens em vender em marketplaces ainda são maiores, principalmente em relação ao custo. “Dificilmente alguém instalaria mais um aplicativo no celular para fazer uma compra. Isso ocorreria casou houvesse uma enorme vantagem, mas não é o que ocorre”, disse.

Mudança no segmento de alimentação

Perguntado sobre o que virá para o futuro do digital baseado nas pesquisas da Deloitte, Balkins tem uma resposta formada. Entretanto, reforça que a experiência ditará o engajamento do consumidor com as marcas. “No final do ano traremos um estudo (Global Consumer Tracker) com mais dados sobre o que será do futuro. O que eu posso antecipar é que tivemos um dado interessante sobre alimentação, onde grande parte dos respondentes disseram que não voltarão a frequentar restaurantes como faziam antes da pandemia”, adiantou.

Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil.

O Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection acontece nos dias 13, 14 e 15. O evento de alcance global conta com a participação de especialistas e grandes nomes do comércio eletrônico. Acompanhe ao vivo.

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