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Experiência e IA: as principais tendências para 2025

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Com impacto notável com consumidores e empresas, a integração da inteligência artificial (IA) foi forte na América Latina em 2024. Para este ano, a expectativa é que a região continue liderando a adoção de IA em processos, inclusive na experiência do cliente. Os dados são do CX Trends 2025, relatório anual elaborado pela Zendesk.

Experiência e IA: as principais tendências para 2025

“Os consumidores latino-americanos são os menos tolerantes globalmente. Impressionantes 84% trocariam de marca após uma única experiência ruim, superando outras regiões como Ásia (70%), América do Norte (51%) e Europa (58%). No Brasil, esse percentual é de 83%”, afirma Walter Hildebrandi, CTO da Zendesk para a América Latina.

De acordo com o executivo, essa expectativa intensa dos consumidores deixa as empresas sob pressão no quesito da experiência do cliente. Na América Latina, especificamente, ele cita que a adoção de IA pode contribuir diretamente para redefinição da experiência do cliente com base em inovações.

Tendências

O relatório da Zendesk destaca cinco tendências que estão moldando o futuro da experiência do cliente, com insights exclusivos sobre a liderança latino-americana e as expectativas dos consumidores:

1. AI Copilots aceleram a adoção do atendimento autônomo

  • 95% dos agentes de atendimento na América Latina e 99% no Brasil acreditam que os AI Copilots aumentam suas capacidades para oferecer um atendimento superior ao cliente.
  • 93% dos agentes de atendimento na América Latina sentem que os AI Copilots permitem garantir a qualidade do serviço com supervisão humana, superando em muito a média global de 76%.

2. Confiança dos consumidores na IA depende de interações humanizadas

  • 78% dos consumidores na América Latina e 81% no Brasil dizem que a simpatia é crucial para que agentes de IA proporcionem uma experiência positiva.
  • 73% dos latinos e 74% dos brasileiros concordam que não importa se interagem com uma IA ou um humano, desde que seu problema seja resolvido de forma eficaz.

3. Assistentes pessoais de IA redefinirão a interação do consumidor

  • 89% dos líderes de CX na América Latina e no Brasil estão se preparando para um futuro onde, nos próximos dois anos, assistentes pessoais de IA, como Alexa, Siri e Google Gemini, gerenciarão interações com os clientes.
  • 64% dos consumidores latinos e 65% dos brasileiros estão dispostos a delegar tarefas de atendimento ao cliente a assistentes pessoais de IA, sinalizando prontidão para um CX centrado em assistentes.

4. Voice AI inicia uma nova era de suporte natural e personalizado

  • 93% das empresas inovadoras em CX na América Latina e 96% das brasileiras acreditam que a IA de voz finalmente demonstrou seu potencial, levando a interações mais naturais, inclusivas e eficazes com os clientes.
  • 67% dos consumidores latinos e 62% dos brasileiros consideram mais fácil interagir por voz do que por texto na maioria das tarefas de atendimento ao cliente.

5. Personalização baseada em IA para fidelizar clientes

  • 66% dos consumidores latinos e 68% dos brasileiros esperam um serviço mais personalizado impulsionado por IA, enquanto 79% dos latinos e 81% dos brasileiros concordam que o atendimento ao cliente é o campo mais crítico para a fidelização à marca.
  • As empresas mais inovadoras em CX na América Latina estão priorizando a personalização, com 89% afirmando que é essencial ao adotarem tecnologias emergentes.