O aplicativo de aprendizado de idiomas Babbel, com sede em Berlim, existe desde 2007. Juntamente com a SAP Emarsys, a marca focada em e-mail, começou a dedicar recursos ao marketing móvel personalizado. Devido ao seu investimento em dispositivos móveis, a Babbel teve um crescimento de 200% ano a ano em março e abril de 2020.
Durante todo o ano de 2020, eles tiveram um crescimento de 100% no mercado dos EUA, que tem sido seu maior mercado até hoje. Push e mensagens móveis também converteram 50% melhor do que o e-mail, que tradicionalmente tem sido seu método de comunicação preferido.
A Babbel fez movimentos de negócios ousados, em conjunto com suas atualizações de tecnologia, como oferecer um teste gratuito de uma semana para aumentar as inscrições e criar um caminho fácil de compra para usuários que demonstraram uma alta probabilidade de comprar.
Embora seja líder de mercado em sua categoria, a Babbel teve que se transformar com agilidade, especialmente durante o Covid-19, para se manter competitiva com os players menores. Ao tornar as mensagens móveis uma peça central do mix de marketing – além de usar o aprendizado de máquina (machine learning) para modelagem de personalização em tempo real – eles aumentaram o engajamento em até 25% em públicos-alvo específicos.
A visão é, em última análise, criar paridade de UX em todas as plataformas e dispositivos – web, desktop, e-mail e celular – completamente otimizados com base na afinidade dos clientes, programas ou cursos realizados e muito mais.
“No final das contas, queremos personalizar toda a experiência do produto. As pessoas que entrarem em nossa bolha não devem ter exatamente a mesma experiência se usarem o produto de maneira diferente. O futuro é muito mais personalizado em tempo mais real e muito mais interessante para nós.” Nina Pollex, Diretora de CRM na Babbel.