Logo E-Commerce Brasil

Explore os resultados da Black Friday de 2023 e antecipe-se para 2024

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Anualmente, a Black Friday, também conhecida como um fenômeno global no varejo, é responsável por marcar o início da temporada de compras de fim de ano, impulsionar o comércio e gerar oportunidades tanto para os consumidores quanto para as empresas.

Publieditorial wap.store - Black Friday 2024
(Imagem: Freepik)

A competitividade entre as empresas durante essa data aumenta exponencialmente, e a preparação se torna uma vantagem competitiva significativa, permitindo que empresas se destaquem em meio à concorrência acirrada e ofereçam experiências positivas aos consumidores.

A seguir, entenda como foram os resultados da Black Friday de 2023 e veja como se preparar para 2024 e conquistar excelentes resultados!

Dados importantes da Black Friday de 2023

A Black Friday não pode ser vista apenas como uma data cheia de promoções e descontos, especialmente esse ano, o comportamento do consumidor mostrou um movimento em direção a um consumo mais consciente, em busca de ofertas mais seletivas e focadas em necessidades específicas.

Segundo Roberto Wajnsztok, sócio diretor da Gouvêa Consulting, nesse ano, o varejo ainda careceu de baixos estoques e caixa, sem grandes ofertas ou novidades em produtos. Ainda que tivessem ofertas, a queda não era algo imprevisível, mas, sim, esperado.

Apesar disso, a Black Friday foi positiva para alguns players, sobretudo os marketplaces. De acordo com informações do Painel Black Friday Hora Hora, realizado pela Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale, o faturamento para a data foi de R$ 5,23 bilhões, significando 14,5% de retração ante 2022.

Os departamentos com mais volume de vendas foram: eletrodomésticos, eletrônicos e telefonia. O pix como forma de pagamento também foi um grande destaque, somando-se ao fato de marcas e varejistas com descontos específicos para pagamentos na modalidade.

Entretanto, conforme o Reclame Aqui e o Procon-SP, demora ou falha na entrega de produtos foram os principais motivos de queixas e reclamações, sendo o atraso o motivo mais recorrente, com cerca de 17%.

Prepare seu e-commerce para a Black Friday de 2024

Estar atento aos detalhes, adaptar-se às tendências do mercado, investir na experiência do cliente, antecipação e o planejamento estratégico, são apenas alguns dos fatores essenciais para fazer uma excelente Black Friday em 2024

Em busca de ajudar os varejistas a aumentarem suas vendas na Black Friday de 2024, a wap.store, plataforma de tecnologia e soluções para e-commerces, preparou um material  completo com análise da Black Friday, para melhor compreensão e como aprimorar a performance do seu e-commerce em 2024.

Baixe agora mesmo o e-book com o cenário completo!

Com a wap.store, você conta com uma plataforma completa, tudo em um só lugar para aumentar suas vendas, fidelizar clientes e proporcionar o crescimento real do seu negócio.

Conheça a wap.store.