Segundo um dado divulgado pelo Facebook na quarta-feira, 8, seus usuários mundo afora publicaram diretamente na plataforma 75% mais vídeos em 2014 do que no ano anterior. Esse crescimento é ainda maior nos Estados Unidos, onde cresceu 94%. A quantidade de vídeos que aparece no news feed dos usuários também cresceu bastante em comparação a 2013: 360%.
Depois de o Facebook dirigir esforços para se transformar numa empresa focada em mobilidade, parece que agora está priorizando vídeos, ainda que não seja claro se esse formato se tornou o tipo de conteúdo dominante na rede – uma porta-voz do Facebook não pode confirmar essa informação. Também não é possível afirmar se a plataforma precisará estabelecer novas policies para publicação de vídeos, como já teve de fazer com posts de games sociais e de marcas.
Talvez se torne prioritário, assim como fotografias passaram texto em interesse e frequência através dos anos, como o próprio Mark Zuckerberg ressaltou durante coletiva sobre o faturamento da rede no terceiro trimestre do ano passado. Na ocasião, disse que, no futuro, “muito do conteúdo compartilhado deverá ser em vídeo”.
Aparentemente, esse futuro é agora.
Para o contexto, em setembro o Facebook divulgou que o número de views de vídeos havia crescido 50% entre maio e julho de 2014. Entre junho e setembro do mesmo ano, as visualizações de vídeos batiam, em média, 1 bilhão por dia. Na ocasião, a empresa também revelou que mais de 65% desses views aconteciam em smartphones e tablets – o que ainda ocorre depois de quatro meses.
Fonte: Proxxima