A produção nacional de artigos para casa registrou um crescimento de 5,3% no primeiro semestre de 2024, segundo dados do IEMI – Inteligência de Mercado, em parceria com a ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil). O desempenho supera a média da indústria de transformação nacional e reflete uma recuperação do setor.
O faturamento do segmento também acompanhou essa evolução, com alta de 6,4% no período. No varejo, o avanço foi de 4,5% a 5%, com destaque para o desempenho no primeiro semestre, apesar de um Dia das Mães mais fraco.
Somado a isso, houve também um aumento do setor no e-commerce, registrando 5,6% de acessos a mais no mês de março, segundo o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, feito pela Conversion.
De acordo com Anderson Passos, diretor-executivo da ABCasa, a recuperação do setor está ligada à retomada do consumo das famílias, mesmo em meio a uma inflação elevada. Ele aponta que a estabilização do poder de compra é um fator positivo para o mercado de artigos para casa, especialmente com a chegada do segundo semestre, período tradicionalmente mais aquecido.
As projeções para o restante do ano indicam um crescimento de 4,5% a 5% na produção nacional de artigos para casa, impulsionado por datas como a Black Friday, o pagamento do 13º salário e o aumento nas vendas para as festas de fim de ano. No varejo, espera-se um crescimento de 3,5% a 4%, favorecido pela melhora das condições econômicas e pela redução do endividamento das famílias.
Uma pesquisa realizada com visitantes da ABCasa Fair em agosto de 2024 aponta que 35,71% dos entrevistados esperam uma melhora na economia brasileira no próximo semestre, enquanto 34% acreditam em estabilidade. Em relação às vendas, 42,34% preveem um crescimento moderado.
Os principais desafios apontados pelos participantes foram o aumento dos custos, a queda na demanda e a concorrência acirrada. Entre as medidas sugeridas para melhorar o cenário econômico, destacam-se a redução de impostos e o incentivo à inovação.
Os dados e as percepções do mercado indicam um cenário de crescimento sustentado para o setor de artigos para casa em 2024, tanto na produção quanto no consumo.