A FCamara recebeu o prêmio na categoria Transformação no ISG Paragon Awards 2023. O resultado veio como reconhecimento pela reestruturação do ecossistema digital do Grupo Atacado Vila Nova.
O Grupo Vila Nova é um dos maiores atacadistas do Brasil, responsável pela venda de produtos de grandes marcas como Nestlé, Unilever, Nivea e P&G, que apesar da vasta experiência adquirida nos 95 anos de atuação no mercado, decidiu aprimorar as operações digitais e financeiras garantindo maior autonomia, personalização e escalabilidade para o negócio.
O caminho escolhido foi por meio da Jornada Full Digital Commerce, que apresenta uma coleção de serviços personalizados estruturados em quatro pilares: Estratégia, Construção, Gestão & Sustentação e Aceleração. Os primeiros desafios foram nas áreas de compras e vendas.
Uma das primeiras mudanças aconteceu nas operações de compras, que deixaram de ser manuais e se tornaram completamente automatizadas, facilitando o gerenciamento de preços, análise de dados e consequente tomada de decisões.
Quanto às operações de vendas, a FCamara propôs ao Grupo Vila Nova uma nova plataforma de e-commerce, desenvolvida a partir da análise do comportamento de compra dos clientes, o que trouxe bons resultados como aumento nas vendas e no Market Share da atacadista, como detalhados abaixo.
“A reestruturação do ecossistema digital do Grupo Vila Nova por meio da Jornada Full Digital Commerce garantiu uma migração eficiente entre as plataformas sem qualquer interrupção de faturamento durante o processo”, analisa Orlando Ovigli, partner & VP digital solutions ecosystem no Grupo FCamara.
Com o Full Digital Commerce, o cliente cria as regras do jogo
Com a migração para a plataforma de marketplace da OmniK e a integração com a plataforma da Adobe Commerce, ocorreu uma substituição de processos manuais e as operações de back-office do Grupo Vila Nova ganharam notável agilidade, além de se tornarem menos suscetíveis a erros.
Um dos resultados mais expressivos foi a redução do tempo gasto em operações de cadastramento de novos clientes, de cerca de três dias para apenas uma hora e vinte minutos, levando a um ganho de eficiência de 600%.
Outro resultado significativo foi a redução do tempo de atualização do catálogo de produtos em cerca de 80%. Com isso, o time pode implementar um SAC e oferecer suporte digital de vendas.
Com uma melhor experiência de compra pelo marketplace, houve um crescimento de 120% nas vendas. Agora, 20% do faturamento total da empresa vem das vendas online.
Outro destaque foi a inclusão do Iniciador de Pagamentos via Open Finance, que tem como resultado projetado uma taxa de retorno acima de 40% no decorrer de 24 meses. O sucesso do projeto levou a criação do VilaCash, um aplicativo completo que permite fazer novos pedidos e pagar por eles de maneira mais conveniente, bem como acumular pontos para trocar por recompensas.
Num cenário macroeconômico de recuperação, foi possível obter redução de 30% nas despesas da empresa por meio da alocação inteligente de recursos com a solução fim-a-fim.
Entre em contato com os consultores da FCamara para saber como eles podem ajudar na estruturação do ecossistema digital de empresas, assim como fizeram com o Grupo Vila Nova.