Logo E-Commerce Brasil

Fenômeno K-pop: PMEs online movimentaram mais de R$ 3 milhões com o segmento

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Divulgação K-Line Store - produtos de k-pop comercializados na loja virtual
Imagem: reprodução, Divulgação K-Line Store – produtos de k-pop comercializados na loja virtual

O K-pop, fenômeno cultural e musical sul-coreano continua em crescimento no ocidente e impulsionou até as vendas das pequenas e médias empresas do varejo online no Brasil: foram cerca de R$ 3,2 milhões em faturamento entre janeiro e julho de 2024. Os dados fazem parte de levantamento especial da Nuvemshop  plataforma de e-commerce que é líder na América Latina –, em homenagem ao Dia Mundial do K-pop, comemorado em 13 de agosto.

A quantidade de produtos vendidos cresceu 38% em relação a 2023, alcançando  mais de 27 mil itens. O levantamento também aponta que entre os produtos mais vendidos estão vestuário (como camisetas, moletons, saias) e artigos colecionáveis (bonecos, adesivos, álbuns/DVDs musicais), todos relacionados ao tema K-pop. 

“A cultura K-pop é uma ascensão global e no Brasil não é diferente. O entusiasmo dos fãs brasileiros por tudo relacionado a esse tema impulsiona significativamente o varejo no país. Desde álbuns e produtos até eventos especiais, a demanda é impressionante. Sendo assim, diversos empreendedores buscam novas maneiras de atender a essa comunidade tão leal e apaixonada e demonstram bons resultados. Na Nuvemshop, acompanhamos essas tendências e apoiamos os empreendedores com tecnologia e educação para irem além nos seus negócios online”, afirma Mylena Gama, gerente sênior de marca LATAM da Nuvemshop e especialista em e-commerce.

Exemplo de sucesso no segmento, Igor Azevedo é apaixonado pela cultura sul-coreana e estabeleceu uma loja virtual especializada em 2019, a K-Line Store. Para ele, o K-pop está experimentando um crescimento notável e exponencial. “Quando olhamos para a visualização dos doramas e para o aumento dos shows, percebemos que o amor pelo K-pop está crescendo cada vez mais. O mercado tem muito potencial ainda e notamos um aumento significativo na abrangência do público, principalmente entre as idades de 25 a 35 anos. Nossa taxa de conversão aumentou cerca de 17% nos últimos seis meses, e as visitas aumentaram 15%”, comenta Igor.

Para a análise, foram consideradas as vendas realizadas de 1º de janeiro a 31 de julho de 2023 e 2024 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.

Divulgação K-Line Store - equipe da loja virtual
Imagem: reprodução, Divulgação K-Line Store – equipe da loja virtual