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Ferramentas alimentadas por inteligência artificial ganham cada vez mais espaço no e-commerce brasileiro

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Sacolas, verde, marrom e vermlho, em frente a um computador com a imagem de um carrinho de compras
Imagem: reprodução (fonte: Preis King / Pixabay)

A evolução do e-commerce no Brasil é expressiva e promete crescer mais. Uma projeção da ABComm indica que o faturamento das lojas virtuais brasileiras em 2024 vai ultrapassar os R$ 200 bilhões, com ticket médio de quase 500 reais. Serão mais de 90 milhões de compradores digitais até o final do ano.

Em busca de melhorias na operação e nos resultados, varejistas apostam no uso de Inteligência Artificial. Em 2023, 75% das lojas virtuais usavam algum tipo de IA para otimizar as vendas, aponta uma pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen.  

Os benefícios são inegáveis. Ficam em destaque o aumento da receita (77%) e o aumento do engajamento do consumidor (77%), revela a 6ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro” realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). 

Em 2024, 48% das empresas varejistas pretendem investir mais em transformação digital: as principais áreas de investimentos estão relacionadas ao e-commerce (69%), às ferramentas de CRM (69%), à omnicanalidade (65%), à análise de dados (62%) e ao marketing (58%). 

Entre os maiores chamarizes, a possibilidade de segmentar e personalizar a comunicação com os clientes é a promessa da vez. A pesquisa “State of Personalization Report” de 2023 da Twilio Segment revelou que 56% dos consumidores estão dispostos a se tornarem compradores recorrentes após uma experiência personalizada.

As ferramentas de CRM e automação de marketing têm se mostrado boas aliadas dos comerciantes que desejam oferecer uma jornada de compra única para o consumidor. O mercado brasileiro chamou a atenção de empresas deste segmento, como a edrone, start-up polonesa com filial em São José dos Campos, interior de São Paulo. 

“Até agora temos mais de três mil empresas como clientes, 70% na Polônia e 30% no Brasil. O nosso plano é igualar esses números até o final deste ano. São 17 novas lojas virtuais todos os meses e mais de 200 milhões de mensagens, principalmente de e-mails, enviadas mensalmente, e uma média de 1 bilhão de interações com clientes por mês”, compartilhou Maciej Mendrela, diretor de tecnologia da edrone durante o evento Partners Day, promovido pela empresa com o objetivo de ampliar as parcerias com as plataformas de e-commerce atuantes no Brasil. 

Inovações tecnológicas no e-commerce

As inovações tecnológicas têm facilitado a gestão e otimização das lojas virtuais. Ferramentas de automação de marketing utilizam IA para automatizar tarefas repetitivas, como envio de e-mails e gestão de campanhas, aumentando a eficiência e personalização das comunicações com os clientes. 

Moisés Canton, head de marketing na Baselinker, destacou o aumento da produtividade como um dos principais ganhos. “Antes da tecnologia ser tão forte no segmento de e-commerce, havia muito trabalho sendo feito manualmente. Hoje em dia existem ferramentas e plataformas para acelerar isso. Hoje, o seller não precisa se preocupar tanto com coisas operacionais, ele tem mais tempo para ser estratégico”.

Impacto da IA e o futuro do e-commerce

A IA continua a surpreender e transformar o e-commerce. Desde os primeiros desenvolvimentos nas décadas de 1950 e 1960 até os avanços em deep learning em 2010, a tecnologia evolui significativamente, com melhorias expressivas para as lojas virtuais.

Para Luiz Henrique Mariano, customer success do E-commerce Brasil, “não existe mais uma empresa ter crescimento sem gestão de dados, sem inteligência artificial para ter conhecimento de mercado. Resultados têm que ser baseados em dados, e dados sem tratamento não são nada. Não viram informação”.

A IA oferece uma série de facilidades para o e-commerce, como chatbots que simulam conversas humanas, sistemas de recomendação de produtos e motores de busca inteligentes. Essas tecnologias não só melhoram a experiência do cliente, como impulsionam as vendas e ajudam lojas virtuais a se consolidarem no mercado. 

Para Leandro Gorzoni, CEO e fundador da Yooper Digital Marketing, o e-commerce passou por uma era do genérico. “Tudo funcionava, porém era tudo genérico. Recentemente começamos a ter segmentações muito mais avançadas, que apresentam sempre os produtos certos no momento certo. É onde eu vejo a tecnologia impactando diretamente no e-commerce, nessa compreensão de momento do consumidor versus necessidades do consumidor”.

Mirando na criação de relacionamentos duradouros com os clientes, as lojas virtuais se adaptam cada vez mais ao uso de ferramentas alimentadas por machine learning. É uma nova era para o consumo, tanto para os empresários como para os consumidores. Agende uma demonstração gratuita da edrone e combine o uso de IA com dados para fortalecer o relacionamento com o seu cliente.