default
Publicidade: default

O papel da tokenização de bandeira para a segurança de pagamentos recorrentes

default
Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

default

Cartões de crédito que vencem sem aviso, furtos e outras adversidades podem fazer com que o seu negócio perca a recorrência nos pagamentos. Mas nem tudo é responsabilidade dos imprevistos. Empresas que foram vítimas de ataques cibernéticos, ou tiveram dados de clientes vazados, também podem perder a assiduidade do consumidor, já que é natural que ele demonstre preocupação com as suas informações. 

Por outro lado, já existem artifícios capazes de garantir a proteção das compras on-line e, também, a recorrência dos pagamentos em serviços que usam esse modelo.

Entenda como acontece o fluxo de pagamento com a tokenização

Para ficar mais claro como o token protege a compra, veja abaixo o passo a passo de como o pagamento acontece. Lembrando que cada etapa funciona via API de integração.

1. O cliente escolhe seus produtos favoritos e chega ao checkout;
2. o e-commerce, então, solicita o token para a bandeira;
3. a bandeira envia a requisição para o banco responsável.

A partir disso, uma sequência de verificações é realizada. Incluindo:

1. o solicitador do token está em qual localização?
2. o dispositivo utilizado já é reconhecido?
3. a requisição está baseada em web?

Além da segurança: outras vantagens da tokenização da bandeira para o e-commerce

Consonância com as tendências de mercado: o relatório “Tokenização de pagamento: principais oportunidades, análise de segmentos e previsões de mercado 2022-2027“ aponta que o número total de transações de pagamentos tokenizados excederá US$ 1 trilhão globalmente até 2026. Apenas na projeção de 2022, o estudo indicou que o valor ultrapassaria a marca de US$ 680 bilhões.

Diminuição de custos para reparar fraudes: o seu negócio já precisou arcar com as perdas geradas por um golpe? Se sim, sabe que essa situação demanda um custo que, muitas vezes, não estava planejado. A tokenização mitiga o problema ao realizar todas as homologações com a bandeira e instituição financeira. O índice de chargeback, que consiste no estorno de um pagamento, diminui consideravelmente.

Autenticação em operações futuras: ao receber a confirmação na primeira vez, o pagamento estará habilitado para as próximas compras. Essa resposta reduz atritos em transações subsequentes.

Mais agilidade e eficiência na aprovação: em serviços de recorrência, mesmo que o cartão seja cancelado, o serviço continua funcionando, pois o token continua sendo válido.

Publicidade: default