Cartões de crédito que vencem sem aviso, furtos e outras adversidades podem fazer com que o seu negócio perca a recorrência nos pagamentos. Mas nem tudo é responsabilidade dos imprevistos. Empresas que foram vítimas de ataques cibernéticos, ou tiveram dados de clientes vazados, também podem perder a assiduidade do consumidor, já que é natural que ele demonstre preocupação com as suas informações.
Aliás, três em cada cinco brasileiros têm esse como maior receio ao comprar on-line, segundo levantamento da PSafe. Isso tem se refletido no comportamento do comprador, que tem exigido mais segurança e transparência das empresas que lidam com seus dados. Um estudo conduzido pela Mastercard junto à Kantar Consulting revelou que 87% dos entrevistados estão cientes das ameaças que seus dados sofrem e que a segurança das transações e das informações pessoais é considerada fundamental.
Por outro lado, já existem artifícios capazes de garantir a proteção das compras on-line e, também, a recorrência dos pagamentos em serviços que usam esse modelo.
Token de bandeira é a solução para garantir a segurança
A tokenização de bandeira certifica uma operação com menores riscos. Ela é um ativo de segurança responsável por gerar um código identificador digital único. Fazendo isso, os dados do cartão do usuário se tornam ininteligíveis. Caso aconteça uma situação de ataque, quem estiver por trás dele não verá sentido nas informações fornecidas. Em resumo, são vinculadas as credenciais de pagamento, que serão únicas, amarrando o portador (dispositivo) ao aplicativo de pagamento ou estabelecimento.
A tokenização de bandeira é o recurso adequado nesse caso para assegurar a integridade das operações. Outro ponto que deve ser considerado é em relação à experiência do usuário. Isso porque, de acordo com os dados que você viu anteriormente, garantir a segurança é uma forma de gerar confiança e satisfação em quem compra.
Um estudo feito pela Juniper Research aponta que os pagamentos on-line sofrerão uma perda relevante nos próximos anos devido aos golpes. Estima-se que, no cumulativo entre 2021 e 2025, empresas tenham um prejuízo de mais de US$ 343 bilhões. Nesse cenário, agregar soluções altamente seguras faz toda a diferença.
Entenda como acontece o fluxo de pagamento com a tokenização
Para ficar mais claro como o token protege a compra, veja abaixo o passo a passo de como o pagamento acontece. Lembrando que cada etapa funciona via API de integração.
1. O cliente escolhe seus produtos favoritos e chega ao checkout;
2. o e-commerce, então, solicita o token para a bandeira;
3. a bandeira envia a requisição para o banco responsável.
A partir disso, uma sequência de verificações é realizada. Incluindo:
1. o solicitador do token está em qual localização?
2. o dispositivo utilizado já é reconhecido?
3. a requisição está baseada em web?
Com as validações aprovadas, o processo é concluído e o token é gerado.
Além da segurança: outras vantagens da tokenização da bandeira para o e-commerce
Consonância com as tendências de mercado: o relatório “Tokenização de pagamento: principais oportunidades, análise de segmentos e previsões de mercado 2022-2027“ aponta que o número total de transações de pagamentos tokenizados excederá US$ 1 trilhão globalmente até 2026. Apenas na projeção de 2022, o estudo indicou que o valor ultrapassaria a marca de US$ 680 bilhões.
Diminuição de custos para reparar fraudes: o seu negócio já precisou arcar com as perdas geradas por um golpe? Se sim, sabe que essa situação demanda um custo que, muitas vezes, não estava planejado. A tokenização mitiga o problema ao realizar todas as homologações com a bandeira e instituição financeira. O índice de chargeback, que consiste no estorno de um pagamento, diminui consideravelmente.
Autenticação em operações futuras: ao receber a confirmação na primeira vez, o pagamento estará habilitado para as próximas compras. Essa resposta reduz atritos em transações subsequentes.
Mais agilidade e eficiência na aprovação: em serviços de recorrência, mesmo que o cartão seja cancelado, o serviço continua funcionando, pois o token continua sendo válido.
Para colocar a tokenização de bandeira em prática e aumentar a segurança dos pagamentos, recorrentes ou não, o HoP DTS foi criado pela First Tech em conjunto às bandeiras. Ele é capaz de otimizar o fluxo, tornando-o ágil, protegido e o mais importante: em concordância com PCI PIN e PCI DSS. Já disponível para ambientes de testes ou produção, você não precisará usar equipamento próprio de HSM ao optar pelo HoP DTS. Clique aqui e consulte os requisitos.