A Flipkart decidiu cobrar uma taxa de 5 rupias indianas, equivalente a 0,063 dólares, aos vendedores de sua plataforma que não participarem de sua campanha durante o Big Billion Days (BBD). A varejista eletrônica do país decidiu pela taxa nominal para pedidos recebidos no período festivo.
Em nota, a Flipkart informou que a medida tem como objetivo auxiliar vendedores na maximização do lucro durante o BBD. A dispensa da taxa acontece somente no caso de atender a certos critérios objetivos.
Aos que não participarem, a empresa visa uma “taxa premium” relacionada à época, cobrando o valor citado no início da matéria. A “multa” é válida para vendas antecipadas relacionadas ao Big Billion Days, entre 10 e 21 de setembro.
A taxa não foi bem vista por parte dos vendedores presentes no marketplace indiano. Embora o valor seja nominal, muitos citam uma “ameaça” da Flipkart para participação do evento de vendas com descontos.
Um vendedor, segundo a Economic Times, da India Times, afirma que a resposta de muitos comerciantes será aumentar os preços dos produtos no mesmo valor cobrado, visando compensar possíveis perdas.
Os comerciantes já estão enfrentando uma queda nas vendas nas plataformas de comércio eletrônico nos últimos meses, enquanto as margens também encolheram. Além disso, Flipkart e Amazon aumentaram as taxas para os vendedores em várias categorias na Índia recentemente, revisando a política de comissão zero para muitos vendedores.
Leia também: Tata e Reliance devem criar concorrência com Amazon e Flipkart na Índia