Logo E-Commerce Brasil

Fórmula 1 deve movimentar R$ 2 bilhões ao longo do Grande Prêmio de São Paulo

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal da capital paulista, projeta que o Grande Prêmio de Fórmula 1, deste fim de semana, deve injetar aproximadamente R$ 2 bilhões na economia local, superando o valor de R$ 1,64 bilhão registrado no evento de 2023.

Gustavo Pires, presidente da SPTuris, explica: “o GP São Paulo Fórmula 1 tem um destaque natural na estratégia de atrair público do interior paulista, de outros estados e do exterior”.

Imagem: reprodução

Para a edição deste ano, foram investidos R$ 37 milhões em melhorias, incluindo o recapeamento completo do asfalto do Autódromo de Interlagos e obras de infraestrutura. 

O novo Hospitality Center, um espaço de 22 mil metros quadrados, está em construção e oferecerá uma visão privilegiada do circuito e dos palcos de shows.

Público

De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos (OTE) da SPTuris, com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) durante o GP São Paulo de 2023, os argentinos representaram a maior parte dos visitantes estrangeiros no autódromo, seguidos por chilenos, colombianos e uruguaios. 

Em seguida, destacaram-se turistas do Peru, Suíça, Paraguai, Bolívia e Estados Unidos. 

No total, estrangeiros ocuparam 12,2% dos assentos do autódromo em 2023.

Entre os visitantes brasileiros, a maioria era de paulistas (62,8%). Na sequência aparecem os mineiros (8,3%), paranaenses (7,2%), catarinenses (5%) e gaúchos (3,6%). Turistas do Rio de Janeiro representaram 3% do público nas arquibancadas.

“Trata-se de um turista fiel, que consome produtos e serviços da cidade, aquecendo de forma democrática diversos setores econômicos e, como consequência, com impacto social positivo por meio da geração e manutenção de empregos”, finalizou o presidente