A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal da capital paulista, projeta que o Grande Prêmio de Fórmula 1, deste fim de semana, deve injetar aproximadamente R$ 2 bilhões na economia local, superando o valor de R$ 1,64 bilhão registrado no evento de 2023.
Gustavo Pires, presidente da SPTuris, explica: “o GP São Paulo Fórmula 1 tem um destaque natural na estratégia de atrair público do interior paulista, de outros estados e do exterior”.
Para a edição deste ano, foram investidos R$ 37 milhões em melhorias, incluindo o recapeamento completo do asfalto do Autódromo de Interlagos e obras de infraestrutura.
O novo Hospitality Center, um espaço de 22 mil metros quadrados, está em construção e oferecerá uma visão privilegiada do circuito e dos palcos de shows.
Público
De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos (OTE) da SPTuris, com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) durante o GP São Paulo de 2023, os argentinos representaram a maior parte dos visitantes estrangeiros no autódromo, seguidos por chilenos, colombianos e uruguaios.
Em seguida, destacaram-se turistas do Peru, Suíça, Paraguai, Bolívia e Estados Unidos.
No total, estrangeiros ocuparam 12,2% dos assentos do autódromo em 2023.
Entre os visitantes brasileiros, a maioria era de paulistas (62,8%). Na sequência aparecem os mineiros (8,3%), paranaenses (7,2%), catarinenses (5%) e gaúchos (3,6%). Turistas do Rio de Janeiro representaram 3% do público nas arquibancadas.
“Trata-se de um turista fiel, que consome produtos e serviços da cidade, aquecendo de forma democrática diversos setores econômicos e, como consequência, com impacto social positivo por meio da geração e manutenção de empregos”, finalizou o presidente