Logo E-Commerce Brasil

Fórum 2016: Google demonstra tecnologia e mensuração na prática

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Definitivamente a busca online faz parte da nossa vida. Acessamos o Google para buscar informação de produtos, de como fazer um nó de gravata e por outros diversos motivos. Para detalhar o mundo da busca subiu no palco do Fórum E-Commerce Brasil Rodrigo Rodrigues, Head of Industry – Retail do Google, que mostrou como usar a tecnologia para melhorar a mensuração na Prática.

“Cada vez mais precisamos usar a análise de resultados para saber como a tecnologia ajuda a mapear novos cenários. Nos vivíamos ao redor de uma só tela, mas hoje temos várias telas ao nosso redor. Isso muda para o ponto de vista do negócio, pois a jornada do consumidor tornou-se complexa”, explica Rodrigues.

13835863_313080172368310_227914849_o

O head do Google afirma que hoje o consumidor chega muitas vezes na loja sabendo mais que o vendedor, pois já tirou suas dúvidas e pesquisou sobre o produto de forma online. “O cliente muitas vezes compara preços dentro da loja física. Mas precisamos enxergar isso também como uma oportunidade, pois surgem novos processos de compras e de relacionamento”, complementa Rodrigues.

Rodrigo lembra que surgem milhões de buscas incrementadas vindas do mobile e que isso traz uma imprevisibilidade única e constante. “Eu acredito que a tecnologia será cada vez mais a ferramenta para encontrarmos novas oportunidades. As pessoas continuam buscando coisas relacionadas ao consumo, mas de uma forma diferente. Nós constatamos uma procura superior a 50% em produtos usados”, revela Rodrigues.

Novo comportamento do consumidor
– Aumento de 61% de busca de receitas de restaurantes famosos no YouTube
– Aumento de 220% de busca por receita para fazer em casa
– Aumento de 36% de busca por consertos de eletrodomésticos
– Aumento de 72% de busca por amaciante caseiro
– YouTube cresceu 33%, no último ano, na categoria de entretenimento

Na hora de efetuar a compra, não podem perder a viagem

13833132_313080159034978_1909902770_o

Como usar a tecnologia para ganhar escala

13843579_313080149034979_477732028_o