Por Vanessa Santos
Um painel para fazer análises e debater sobre o processo de venda de serviços no e-commerce reuniu Fernando Moulin, diretor de Negócios Online Telefônica Vivo, Marcelo Dadian, Head da Rossi Omni e Leo Cid Ferreira, CEO da AD. Dialeto. Os executivos discutiram o futuro das vendas no ambiente digital.
Segundo Leo, o volume de vendas no mobile ainda é muito pequeno no Brasil e, embora no exterior elas sejam mais expressivas, esse cenário não deve mudar muito em curto prazo. “Estamos muito aquém do necessário em termos de usabilidade”, diz. Fernando explica ainda que é preciso relativizar, avaliando o setor e a necessidade do cliente.
“Quem vai comprar um apartamento pelo celular, por exemplo? Além disso é preciso avaliar quem é o seu público alvo. No Brasil ainda temos alguns locais em que o 3G nem chegou. Os celulares ainda rodam em 2G e as pessoas em sua maioria usam apenas o desktop. Se esse cara for o meu cliente, não adianta criar uma grande solução para converter em mobile”, diz.
Os executivos discutiram ainda a necessidade de inovar diante das soluções digitais que estão surgindo e, respondendo a uma pergunta da plateia, citaram a guerra entre o Uber e os taxistas como um grande case.
“O Uber apareceu buscando preencher uma lacuna criada por um serviço deficiente. Os taxistas vão precisar se reinventar e se adaptar”, avalia Marcelo. De acordo com Fernando, essa é apenas a ponta do iceberg. “Logo todos os negócios vão precisar abandonar suas zonas de conforto. Em breve veremos discussões desse tipo em todos os setores”, avalia.