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Fórum ECBR'24: Amazon, em parceria com ApexBrasil, divulga projeto para impulsionar exportação de PMEs brasileiras

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Para pequenas e médias empresas brasileiras (PMEs), a exportação ainda é vista como um grande desafio. Seja pela complexidade do processo ou pelo seu alto custo, muitos negócios nem cogitam a possibilidade de vender internacionalmente. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, apenas 0,06% das pequenas empresas nacionais exportam seus produtos atualmente. Com o intuito de facilitar essa operação, o Programa de Vendas Internacionais (ou Global Selling) da Amazon Brasil, já auxiliou mais de três mil vendedores parceiros a venderem nos Estados Unidos. Empreendedores poderão saber mais sobre o programa da Amazon durante o Fórum E-Commerce Brasil 2024. 

Além de oferecer seu site como ferramenta para a exportação, a gigante varejista também apoia Pequenas e Médias Empresas (PMEs) por meio de outras iniciativas, como o Projeto E-Xport edição Amazon.com, oferecido em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A entidade, vinculada ao MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Por meio dessa parceria, desde 2021, mais de 400 empreendedores já foram capacitados e muitos realizam vendas na Amazon.com, nos Estados Unidos. A edição deste ano surge com um novo formato – dessa vez, o projeto será dividido em três fases, e a primeira etapa será um treinamento presencial no Fórum E-Commerce Brasil 2024, principal evento de e-commerce da América Latina, que está em sua 15° edição, e acontece de 30 de julho ao dia 1° de agosto, em São Paulo. 

Na segunda fase da capacitação, serão realizados workshops semanais práticos, com suporte de gerentes de conta da Amazon, que estarão disponíveis para sanar as dúvidas dos participantes e auxiliá-los durante todo o processo de lançamento. Ao final dessa etapa, 20 empresas irão concorrer a um subsídio concedido pela ApexBrasil, no valor de R$20 mil, para impulsionar o planejamento estratégico de internacionalização.

Na fase três, os participantes irão colocar em prática o plano de exportação desenvolvido para viabilizar o lançamento da loja na Amazon.com. As 20 primeiras PMEs que cadastrarem seus produtos no site da Amazon, dentro dos critérios estabelecidos, até o fim de 2024, receberão ainda uma recompensa de R$2.500 da Amazon para investir em sua loja, potencializando ainda mais suas vendas. Para participar, é preciso ser uma PME, ter CNPJ ativo, ter produtos já vendidos no mercado, ser proprietário de marca e ter experiência prévia ou atual com exportação ou e-commerce. A participação no projeto é gratuita. Para fazer parte da fase 1 do treinamento, os interessados podem comparecer ao estande da ApexBrasil no Fórum E-Commerce Brasil 2024 para registrar seu interesse. Para quem não puder participar presencialmente, a gravação dos treinamentos será disponibilizada posteriormente por e-mail para os inscritos.   

Desde 2021, com o lançamento do Programa de Vendas Internacionais no país, a Amazon oferece uma oportunidade única de crescimento para PMEs brasileiras: a partir da adesão ao programa, mais de 3.000 empresas já notaram um aumento de até 80% em suas vendas. Com o potencial do mercado internacional, a iniciativa tem conquistado cada vez mais vendedores parceiros no Brasil, permitindo que eles vendam seus produtos em outros países sem precisar de CNPJ ou conta bancária no exterior. As PMEs brasileiras participantes Programa de Vendas Internacionais contam com o FBA (Fulfillment by Amazon), programa de logística da Amazon, fazendo com que toda a parte logística e de atendimento ao cliente fique sob responsabilidade da varejista. Dessa forma, os vendedores parceiros podem se concentrar em tarefas estratégicas, como a captação de novos clientes e a expansão do seu negócio no mercado americano, por exemplo.

A exportação para os Estados Unidos é hoje uma atividade bastante estratégica, já que o país é um dos maiores mercados da Amazon mundialmente. O site americano da empresa recebe mais de 215 milhões de visitas mensais e realiza mais de sete mil vendas por minuto, representando um enorme potencial de alcance para os produtos brasileiros. Além disso, 75% dos compradores descobrem novas marcas e produtos através do marketplace da Amazon, o que beneficia diretamente seus vendedores. 

“Com o Programa de Vendas Internacionais da Amazon, tornamos todo o processo mais fácil e eficiente para quem quer exportar seus produtos, fornecendo suporte especializado. Estamos comprometidos em apoiar os empreendedores e empreendedoras do Brasil, seguindo com nossos esforços de fortalecer seus negócios em âmbito nacional e possibilitar uma expansão além das fronteiras. Queremos reduzir as barreiras para as empresas acessarem outros mercados, ajudando os vendedores com capacitação e logística”, ressalta Ricardo Garrido, diretor de marketplace na Amazon Brasil. 

Atualmente, a Amazon Brasil conta com mais de 78 mil vendedores parceiros em seu marketplace, sendo 99% deles, pequenas e médias empresas, contabilizando mais de 18,4 milhões de produtos listados na Amazon.com.br. Desses vendedores, cerca de 4% já exportam seus produtos com o Programa de Vendas Internacionais. 

“A Amazon proporciona às empresas brasileiras uma oportunidade de ampliação de horizontes e a conquista de novos mercados. Queremos tornar as vendas para fora tão fáceis quanto no Brasil. Para isso, oferecemos uma série de benefícios, como, por exemplo, o Projeto E-Xport em parceria com a ApexBrasil, além de ferramentas de vendas e divulgação de produtos. Nossos parceiros contam ainda com toda a infraestrutura logística da Amazon nos Estados Unidos para a armazenagem e entrega dos produtos, além do auxílio em todas as etapas do processo de vendas, fazendo com que não seja necessário um conhecimento profundo sobre exportação para ter sucesso no exterior”, finaliza Garrido.   

Já a gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, destacou o caráter estratégico da parceria entre a Agência e Amazon. “O Brasil é um gigante do e-commerce mundial, mas podemos muito mais. O comércio eletrônico é uma oportunidade para as pequenas e médias empresas brasileiras validarem seus produtos e alavancarem seus negócios no exterior. Por isso, a ação com a Amazon é essencial ao preparar e facilitar o acesso dessas empresas ao mercado norte-americano”, concluiu Clarissa.

Para saber mais sobre o Projeto E-Xport – edição Amazon.com, acesse o site