Logo E-Commerce Brasil

Fusão de SGA e frentes de cloud e cibersegurança da FCamara demonstra importância da TI

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação, desenvolve ferramentas de apoio para mais de 1.000 empresas, observando as dores do mercado e trabalhando lado a lado com o cliente para potencializar o futuro dos negócios integrando visão estratégica com execução inteligente.

Para reforçar a oferta de soluções de tecnologia em nuvem para e-commerces, marketplaces e varejo online, a FCNuvem, frente de cloud e cibersegurança da FCamara, se uniu à SGA, consultoria de TI especializada em soluções em nuvem com 13 anos de mercado.

Integração gera valor, eficiência e agilidade aos negócios

Com a fusão das operações, a SGA ganha maior capilaridade e passa a ter uma atuação 360º e multicloud com a oferta de mais de 40 soluções em tecnologia que atendem todas as necessidades de negócios de diferentes portes e setores, favorecendo uma extensa carteira de clientes.

A fusão também impactou positivamente os times altamente capacitados de ambas empresas que, juntos, agregam valor na oferta das soluções integradas. Além disso, a estratégia se unificou entre as quatro unidades de negócios que englobam visão estratégica com execução inteligente: Infraestrutura, Segurança, Dados & AI e, por fim, Digital & App Innovation, como detalhado abaixo.

Infraestrutura eficiente corrige problemas comuns em negócios digitais

Na unidade de Infraestrutura, a SGA realiza a revisão da arquitetura operacional tradicional, gerenciamento de ambientes legados em ambientes multicloud, otimização de custos e performance por meio da disciplina de FinOps. Como cada operação em um ambiente em nuvem gera custos para a empresa, FinOs possibilita o gerenciamento financeiro dos recursos, de modo que a economia gerada possa ser direcionada para investimentos em novas tecnologias e soluções.

Com uma arquitetura eficiente, evita-se problemas comuns nas operações de comércio digital, como a perda de clientes por tempo de carregamento da página, por exemplo. 

A cada segundo adicional no tempo de carregamento da página em uma loja virtual, a taxa de conversão cai em cerca de 5%, segundo dados da Portent. Logo, é fundamental ter uma infraestrutura e ambiente que dê o suporte necessário para contribuir com a performance e resultado do negócio.

Jornada de Segurança ajuda a minimizar vulnerabilidades e prevenir fraudes

Para garantir a Segurança das operações digitais, a SGA oferece diversas soluções líderes do setor e monitoramento ativo do ambiente com operação 24/7 para atender às necessidades desses ambientes de alta criticidade.

Ao investir em soluções de ponta em segurança, é possível minimizar vulnerabilidades, prevenir ciberataques, fraudes e garantir a efetividade da operação tanto no dia a dia, quanto em datas comemorativas como a próxima Black Friday, por exemplo, em que as tentativas de fraudes em negócios virtuais aumentam em 36%, segundo o Relatório Varejo 2023 da Adyen.

Dados & AI podem ser usados como vantagem competitiva incomparável

Seguindo para a unidade de Dados & AI, a SGA promove a valorização dos dados como ativo estratégico para acelerar a inovação dos negócios digitais. 

“Ao coletar, tratar e cruzar os dados dos clientes, seguindo as diretrizes da LGPD, é possível gerar insights que facilitam a tomada de decisão e direcionam as iniciativas das empresas. Nessa jornada, os dados de sua empresa se transformam em uma vantagem competitiva incomparável”, avalia o CEO da SGA, Armindo Sgorlon.

Isso é feito pela SGA por meio de uma jornada de dados completa, que considera os objetivos do negócio e desafios. A jornada consiste em nove etapas que passam pelo alinhamento do projeto ao planejamento estratégico do negócio; integração e desenvolvimento de novas tecnologias; governança de dados, alinhamento com o compliance e a LGPD; análises avançadas e combinação de dados; entrega para o negócio de todos os dados necessários para tomada de decisão e inovação a partir de domínios de conhecimento únicos dos negócios; abordagem de aprendizado de máquinas e serviços cognitivos para reproduzir o comportamento humano na automação de processos.

Digital & App Innovation para uma inovação constante na operação digital
 

A última unidade de negócio da SGA é Digital & App Innovation, frente responsável pelo desenvolvimento de soluções para aplicação, integração e automação de acordo com as necessidades de cada negócio.

Com a atuação nessas quatro unidades, a SGA se propõe a promover a transformação e criar soluções para os desafios relacionados à infraestrutura, segurança, aplicativos na nuvem, ciência de dados e inteligência artificial para e-commerces, marketplaces e outros negócios digitais que desejam obter vantagem competitiva e expandir suas negociações. Explore o ecossistema da FCamara e conheça a SGA.