Em abril, o gasto do brasileiro na Shein e Shopee caiu 25% ante março, com reflexo nominal de US$ 237 milhões. No quarto mês de 2023, as compras nas plataformas alcançaram US$ 701 milhões, enquanto no mês anterior o número foi de US$ 938 milhões. Os dados são da Vixtra.
A queda é dedicada principalmente ao enrijecimento dos critérios de tributação nas remessas internacionais. Segundo. Leonardo Baltieri, co-CEO na empresa responsável pela pesquisa, a preocupação agora é com mais segmentos da cadeia.
“O público e as plataformas são dois dos maiores prejudicados, mas, em menor proporção, outros agentes podem sofrer com a queda no consumo. É o caso de empresas de logística e transportes, que são diretamente influenciados pela demanda por entrega desses produtos de fora do país”, explicou.
No retrospecto de um ano, de abril de 2022 a abril deste ano, a retração no valor gasto nestas transações é de 20%. São US$ 177 milhões a menos em compras em Shein e Shopee de um ano para o outro.
Recentemente, Ministério da Fazenda e Receita Federal desenvolveram um novo modelo para que o imposto neste tipo de compra seja pago antes, diretamente na plataforma estrangeira.