O Google lançou uma versão do seu aplicativo Gemini na App Store da Apple, um chatbot de inteligência artificial que traz a última geração do assistente de voz da empresa ao sistema iOS. Entre os novos recursos está o Gemini Live, que permite aos usuários interagir com o chatbot via comandos de voz, visando tornar as conversas mais naturais.
Para o diretor sênior de produtos do Google, Brian Marquardt, o recurso é útil para praticar entrevistas, buscar conselhos sobre passeios em novas cidades e fazer brainstorms de ideias criativas.
A novidade surge em um cenário em que o ChatGPT, da OpenAI, está prestes a ser integrado à Siri, assistente de voz da Apple. Desde seu lançamento em 2023 como Bard, o Google tem ampliado as funcionalidades do chatbot, renomeando-o recentemente para Gemini. Inicialmente lançado para Android, o Gemini Live já havia sido anunciado em agosto e chega agora à plataforma da Apple.
Nova geração de assistentes de voz impulsionada por IA
O Gemini Live chega como sucessor do Google Assistant, lançado há oito anos com tecnologia de IA mais limitada. Em janeiro, a empresa demitiu centenas de funcionários da equipe de assistentes de voz como parte de uma reestruturação, buscando mais eficiência. Sundar Pichai, CEO do Google, explicou que a consolidação se deve aos avanços nas tecnologias de IA da DeepMind, laboratório de pesquisa da Alphabet.
Com esses avanços, o Gemini reforça a posição do Google na corrida pela inovação em assistentes de voz, oferecendo uma alternativa robusta e repleta de novos recursos frente à Alexa da Amazon, Siri e ChatGPT.