Representando 32% da população, a Geração Z, a mais numerosa do mundo segundo a ONU, tem contribuído para que a jornada de compra seja cada vez mais digital. Imediatistas, esta geração nascida em meados da década de 1990 – também chamada de nativa digital – dá preferência às marcas honestas e que oferecem facilidade de pagamento e navegação em diferentes canais de compra. Neste contexto, para impulsionar o engajamento e a fidelidade do cliente, é imprescindível que sejam criadas estratégias inovadoras para o crescimento dos negócios.
Segundo a diretora de Produtos da Fiserv no Brasil, Giuliana Cestaro, o varejista precisa proporcionar a melhor experiência ao cliente com soluções que facilitem a integração de canais, tornando as interações mais fluidas.
“Oferecer a opção para o consumidor final escolher a melhor forma de adquirir seu produto, independentemente do canal, é fundamental para aprimorar a jornada. Isso se refere a exemplos como comprar online e retirar na loja ou comprar de forma personalizada pelo app da loja, com chances de conseguir promoções exclusivas”, explica.
Segundo a executiva, possibilitar a ele escolher o meio que deseja pagar, simplificando etapas, como compra ‘por um clique’, agrega valor à experiência desta geração – que preza por serviços imediatos e eficientes.
Além disso, hoje existem meios de pagamento digitais, como as carteiras digitais, que não exigem senhas e outros dados sensíveis, deixando os consumidores mais confortáveis na hora do pagamento. “O uso de dados de pagamentos também é uma forma eficaz de fidelizar clientes, personalizando experiências para o varejista, como identificar e incluir seus clientes recorrentes em seus programas de fidelidade ou selecionar recomendações personalizadas que levem em consideração o histórico de compras”, destaca Giuliana.
Segundo pesquisa da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), sobre o Panorama dos Meios de Pagamento no Varejo Brasileiro, as alavancas de vendas para compras online são cashback (54%) cupons de descontos (58%) e programa de fidelidade (36%). A executiva afirma que seguindo as tendências de cada geração, o varejo busca cada vez mais personalizar as jornadas de compra com soluções modulares e flexíveis conforme o tamanho do negócio.