Novo recurso permite que e-varejistas acompanhem mais métricas sobre comportamento de compra e conversão
Uma nova ferramenta de análise de dados para e-varejistas foi disponibilizada para o Google Analytics. Os recursos vão permitir que os lojistas acompanhem mais dados sobre o comportamento dos consumidores na web e conversão de vendas. “Comerciantes serão capazes de entender o quanto usuários estão dispostos a chegar no processo de compra”, conta o Google.
A intenção da empresa é facilitar aos donos de e-commerce a coleta informações mais precisas sobre seus clientes em seus sites e gerar relatórios. A ferramenta foi batizada de Enhanced Ecommerce, feita especialmente para monitoramentos mais específicos com foco no varejo digital.
Os relatórios gerados podem medir a quantidade de produtos que cada visitante vê, adiciona ou remove de seus carrinhos de compra, quantos abandonam ou completam transações. Também será possível ver taxas de conversão por produto e o valor médio dos pedidos feitos na loja, assim como os casos de reembolso. Os e-varejistas poderão usar Enhanced Ecommerce por marca ou categoria de produto, criando relatórios customizados.
A nova funcionalidade faz parte da versão grátis do Google Analytics e atualmente está em versão beta. A versão final deverá estar pronto nos próximos meses, segundo a empresa. Um curso de treinamento para que os lojistas saibam mais como utilizar a plataforma também será disponibilizado na Google Analytics Academy. A ideia é oferecer suporte para os empresários de e-commerce, principalmente os de pequeno porte que normalmente não tem um especialista dedicado a tarefa de monitorar métricas da loja virtual.
“Nós identificamos que a nossa audiência-chave são os comerciantes”, contou Justin Cutroni, evangelista do Google Analytics ao site Internet Retailer, em um evento para varejistas da web no início do ano. “Eles não são programadores mas precisam de dados para tomar decisões. Estamos investindo muito em educação”.
Outra tarefa que pode ser feita com a ferramenta é o acompanhamento de promoções, para saber dados precisos sobre taxas de cliques em banners de liquidação, por exemplo. Os varejistas também podem gerar relatórios sobre receitas e transações vindas de afiliados ou cupons de promoção.
O Google Analytics é um dos programas de análise de dados mais usados no mundo todo, para sites de todos os tipos, inclusive e-commerces.
Por: Revista W