O Google atualizou, na segunda-feira (11), seu mecanismo de busca para reforçar seu movimento de agosto. O Core Update, neste caso, faz com que relevância e utilidade sejam ainda mais decisivos para que o conteúdo ganhe destaque nas buscas.
A aplicação dessa nova atualização perdurará por duas semanas até ser feita completamente. Até lá, o Google Search contará com mais novidades e os anúncios devem acontecer neste prazo. Como preparação, a Conversion separou o que deve mudar a partir disso.
Efeito imediato
De acordo com a companhia, é preciso, primeiro, entender os impactos negativos. Segundo o Google, sites afetadas pela nova atualização precisam esperar 14 dias de aplicação. Além disso, recomenda-se também o foco em criação e otimização de conteúdos considerados úteis aos usuários.
Dessa forma, a explicação da Conversion é que conteúdos montados visando exclusivamente um bom ranqueamento serão mostrados cada vez menos. Sendo assim, a atenção do criador deve ser em otimizar o conteúdo e ter paciência com possíveis quedas na audiência.
SEO
O último caminho que pode ser seguido em meio à onda de mudanças é de incrementar o Search Engine Otimization (SEO). Conhecido por quem deseja ter um bom alcance nas pesquisas, a Conversion explica que essa estratégia precisa, mais do que nunca, estar acompanhada de estratégias.
Uma delas é a autoridade específica em um campo por meio do Topic Cluster. Neste caso, o conteúdo precisa ter um pilar principal, aliado com uso de links internos, para conecta-lo a subtemas e nichos relevantes.
Por fim, nortear-se em três ações importantes, definidas individualmente em cada caso, pode melhorar os resultados no início. A ideia, contudo, é que este plano seja traçado com as diretrizes atuais do Google. São elas:
- Experiência
- Especialização
- Autoridade
- Confiabildiade