No Google Cloud Summit em São Paulo, Eduardo López, presidente da Google Cloud América Latina, e Ricardo Fernandes, head da Google Cloud Brasil, abordaram o verdadeiro papel da inteligência artificial (IA) nas empresas.
A conclusão entre os líderes é que, sozinha, a tecnologia não resolve os desafios corporativos. O diferencial está em sua aplicação prática, apoiada por uma infraestrutura robusta.
Fernandes enfatizou que o valor da IA não está apenas na tecnologia em si: “IA por IA e tecnologia por tecnologia não agrega valor”. O executivo também destacou que o importante é a capacidade de usar essas ferramentas para resolver problemas reais, com foco em segurança, dados e IA como pilares fundamentais.
López também reforçou que a migração para a nuvem é inevitável, mas as empresas ainda enfrentam dificuldades com seus legados tecnológicos. Contudo, esse cenário está mudando à medida que provedores como Oracle, AWS e Google Cloud estão tornando suas plataformas mais acessíveis.
“Os clientes têm legado e, para muitos, migrar ainda era uma barreira. Agora, com as parcerias e as soluções certas, eles começam a ver os benefícios e a modernizar suas operações”, comenta o presidente.
Uma expansão ininterrupta
Ele também destacou que a transformação digital precisa ser contínua, acompanhada por suporte e modernização. A verdadeira inovação surge da aplicação eficaz de IA e outras tecnologias para transformar as operações empresariais, promovendo segurança, escalabilidade e velocidade de inovação.
Além disso, López abordou o rápido avanço da IA e o aumento da preocupação das empresas latino-americanas em acompanhar essa mudança. Citando dados do IDC, ele observou que, em 2023, 20% das empresas estavam focadas nos desafios da IA, número que hoje já dobrou.
“O grande questionamento das empresas agora é como implementar essa tecnologia na velocidade necessária”, explica
Por fim, o presidente aponta que o principal obstáculo à inovação na América Latina são os legados tecnológicos que retardam o progresso das empresas. “Como aplicar a tecnologia para ir mais rápido na inovação? Essa é a pergunta que precisamos responder para ajudar nossos clientes a resolver seus problemas de negócios de forma eficaz”, finaliza.
Fonte: IT Forum