O Google lançou, na última terça-feira (23), um novo Guia de Commerce, atualizando sua cartilha de dicas, produtos e ferramentas relacionados ao comportamento dos consumidores. O objetivo é que companhias de todos os tamanhos desenvolvam estratégias mais efetivas em termos comerciais e de marketing. Além disso, o estímulo às vendas online e por meio de aplicativos também está nas funções do novo Guia.
Entre outros pontos, o novo produto também visa a aceleração das vendas em lojas físicas, construção de marca e prepararação para datas sazonais do segundo semestre, incluindo Black Friday e Natal. O Guia é regido por seis capítulos, tratando as mudanças dos hábitos dos consumidores nos últimos anos.
O acesso ao Guia do Google deve ser por meio do Think with Google, plataforma online que reúne análises, insights e tendências de consumo em conteúdos criados por especialistas da companhia. Ele substitui o antigo Guia do Varejo, lançado nos últimos anos.
“No Google, entendemos que as barreiras entre online e offline desapareceram e o Guia nos permitirá ajudar mais empresas a se conectarem com os consumidores que querem comprar seus produtos, independentemente do canal”, explica Fernanda Bromfman, chefe de Negócios para Médias Empresas do Google Brasil.
Black Friday e Copa do Mundo de Futebol
Em 2022, a Copa do Mundo do Catar começa em 20 de novembro, data próxima à semana da Black Friday, que será celebrada em 25 de novembro. Portanto, dados levantados pelo Google já mostram a influência que a competição tem no comportamento do consumidor.
Uma pesquisa da Offerwise com cerca de 1 mil pessoas, entrevistadas em junho, encomendada pelo Google, mostra que 86% dos brasileiros afirmam que pretendem acompanhar o evento esportivo e 71% deles já estão se preparando para isso. O levantamento também revelou que ao menos 66% dos brasileiros vão comprar algum produto ou contratar algum serviço antes da Copa.
Google: momentos de consumo
Para alavancar as vendas, as empresas precisam identificar e trabalhar os momentos de preparação para a Copa do Mundo de maneiras diferentes e aproveitar as sazonalidades do segundo semestre.
De acordo com as análises do Google, os períodos nos quais a demanda por produtos deve ser maior são:
- Preparando a casa
A compra de eletrônicos já começou e produtos como TV, aparelhos de som, eletrodomésticos e eletroportáteis, além de móveis já se destacam na preferência dos consumidores.
- Entrando no clima da Copa
Entre julho e novembro, produtos e serviços que incluem de itens de moda esportiva, como camisa oficial, até pacotes de internet e TV por assinatura, devem acelerar a demanda.
- Se preparando para a festa
Em novembro, o foco será preparar o cenário e categorias relacionadas à decoração, moda, além de beleza e cuidados pessoais serão destaque.
- Celebrando a Copa
Alimentos, bebidas e produtos vendidos em apps de delivery devem ser os protagonistas das semanas próximas ao torneio.
Por Lucas Kina, da redação do E-Commerce Brasil
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