O Google informou, na última semana, que ainda não deve bloquear os cookies de terceiros no Chrome, seu navegador principal. A decisão é fruto da falta de acordo da gigante da tecnologia com órgãos reguladores e com representantes do setor publicitário para colocar seu navegador em linha com o Privacy Sandbox.
O segundo grupo incluído nas tratativas burocráticas com o Google é o que mais pode ser prejudicado pela ausência dos cookies de terceiros. Parte importante para a formulação de anúncios personalizados, o fim do compartilhamento destes dados pode alterar a forma como as marcas impactam usuários há alguns anos.
Esta foi a terceira ocasião em que o Google anunciou o bloqueio dos cookies de terceiros e, por problemas no processo, protelou a ação. Para o momento, a expectativa da companhia é que o próximo passo neste sentido aconteça no começo de 2025.
Além de empresas de anúncios publicitários, a companhia norte-americana também depende de um acordo com a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) e o Gabinete do Comissário de Informação (ICO), do Reino Unido. O convencimento, neste caso, é de que a novidade será feita de forma justa e sem prejudicar empresas concorrentes do Google.
Em forma de teste, no início do ano, a empresa implementou o bloqueio para 1% dos seus usuários do Chrome. A medida, no entanto, parou por aí e não foi fixada dentro do navegador, como prometido desde 2022.