Lançando o Chrome 115, na próxima segunda-feira (24), o Google caminha para suspender o uso de cookies na internet. A nova atualização habilita as ferramentas de Privacy Sandbox para desenvolvedores visando auxiliar na proteção da privacidade dos usuários.
Este novo recurso funciona como um filtro para limitar o rastreamento aos indivíduos, com alternativas mais seguras. É uma alternativa que usa dados anônimos para agrupar hábitos de navegação dos usuários, porém sem a capacidade de identificá-las. O projeto se baseia em cinco APIs (Application Programming Interface) que substituem os cookies.
A partir das novas ferramentas, as empresas serão capazes de testar um novo modelo de direcionamento para os anúncios, que deixaram de não rastreadores. As novas APIs serão implementadas de maneira gradual a partir da próxima semana; sendo, primeiramente destinadas a clientes específicos.
A distribuição organizada dessa maneira visa evitar possíveis problemas.
Esperando alcançar todos os navegadores até agosto, o processo de distribuição se desenrolará ao longo de algumas semanas. Entretanto, com a liberação do Chrome 116 o Google espera, de maneira definitiva, implementar a solução em todos os navegadores.
Ademais, a tecnologia Privacy Sandbox fomentou preocupações de órgãos regulatórios e concorrentes dos buscadores, que temem um aumento no monopólio dos anúncios circulantes na internet.
Por conta disso, foi necessário que diferentes determinações de órgãos regulatórios fossem respeitadas pelo Google, especificamente oriundas da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA), do Reino Unido.
Fonte: CanalTech