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Grupo Boticário expande canais físicos com foco na integração omnicanal

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Grupo Boticário anunciou a expansão física das marcas Eudora e Beleza na Web como parte de sua estratégia de integração de canais. Até o fim de 2025, a Eudora abrirá 10 novas unidades e reformará outras 6. Já a Beleza na Web aumentará sua presença física de 7 para 12 lojas. A iniciativa reforça o objetivo do grupo de construir uma jornada de consumo fluida, conectada e personalizada, com foco na experiência do cliente.

(Imagem: Mariana Pekin/ Beleza na Web)

A decisão é baseada em análises internas de comportamento de compra, que indicam que consumidores que transitam entre os canais físico e digital compram quase três vezes mais do que aqueles que utilizam apenas o e-commerce. Cidades como Fortaleza, Belo Horizonte e Curitiba foram escolhidas com base em um modelo preditivo que cruza hábitos de consumo, potencial de engajamento e ausência de presença física da marca.

Por que se transformar?

De acordo com pesquisa do Fórum do Varejo, 71% dos consumidores ainda preferem realizar compras em lojas físicas. Em 2023, o Grupo Boticário liderou a expansão de lojas reformadas e se consolidou como a maior rede omnichannel do país, com mais de 4 mil pontos de Clique & Retire. O modelo tem impulsionado a recompra: 10% dos consumidores que utilizam o Clique & Retire voltam a comprar na loja física no momento da retirada e 15% são novos clientes no canal físico.

A estratégia multimarcas e multicanal do grupo transforma as lojas em pontos de experimentação e fidelização. As novas unidades da Eudora oferecem ambientação inspirada na moda, análise capilar e maquiagem personalizada. Já a Beleza na Web leva ao ambiente físico uma curadoria de beleza com especialistas, tecnologia e tendências conectadas à experiência digital.

“Quando falamos em personalização, não nos referimos apenas a produtos, mas a toda a jornada de relacionamento. As lojas físicas cumprem um papel essencial nesse processo, como espaços de experiência e proximidade”, afirma Natália Calixto, diretora de Gestão do Valor do Consumidor do Grupo Boticário.

Segundo a executiva, a expansão física faz parte de uma estratégia orientada por dados e pela escuta ativa dos consumidores. Em um cenário de consumidores cada vez mais conectados e exigentes, o grupo aposta na presença física qualificada como elo essencial para a construção de vínculos duradouros.