Uma pesquisa da HostGator mostra que o número de negócios online deve aumentar 24% no Brasil até o final do ano. Neste caso, será acima do crescimento de 17% registrado em 2021 — com base em outro estudo da empresa.
Leia também: Copa do Mundo, Black Friday e Natal – especialistas mostram como potencializar vendas no fim do ano
Com dados da SmartHint e da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o levantamento indica que muito do crescimento projetado ocorre por conta de grandes eventos que aquecem o mercado nesses seis meses — como Dia dos Pais, Semana do Brasil, Black Friday e Natal. Isso, sem contar a Copa do Mundo, que deverá movimentar bastante as vendas no último trimestre.
“Esses números mostram que o sonho de empreender segue vivo, e as soluções de hospedagem e domínios que oferecemos estão aí para ajudar nossos clientes a conquistarem seu espaço no mercado. Dessa forma, a expectativa é de que o mercado fique ainda mais aquecido em 2023, com negócios se fortalecendo e outros surgindo em todas as regiões do Brasil”, comentou Ricardo Melo, diretor de marketing da HostGator Brasil.
Principais segmentos do mercado online
Os setores que mais cresceram neste ano foram equipamentos de escritório e informática, móveis e eletrodomésticos, vestimenta e farmácia. Em 2021, a HostGator já indicava vestuário e farmácia como boas apostas para 2022. Portanto, demonstrava que o mercado continua se recuperando após as variações observadas durante os períodos mais fortes da pandemia.
Outro fator bastante animador para o e-commerce é uma projeção feita pela ABComm. Nela, há indicativos de que o setor deve fechar o ano de 2022 com um faturamento de R$ 169,5 bilhões. Vale lembrar que, entre os meios de pagamentos, o cartão de crédito liderou a utilização com 82,6%. Pix chega em segundo com 9,7% – boletos e outros tiveram 7,7%.
Leia também: Entender que o varejo alimentício é feito por pessoas é primordial, afirmam executivos no Grocery & Drinks