Neste ano, um dos temas mais debatidos no varejo, com toda certeza, é a inteligência artificial. Inclusive, com base em uma pesquisa global da IBM, 41% das empresas brasileiras já aplicam a IA de alguma forma.
E entre essas instituições está a Dito CRM, uma empresa de tecnologia que, em 2023, completou o seu 15º aniversário, celebrando a marca de mais de 200 clientes atendidos.
A Dito, sempre atenta ao mercado, mais uma vez saiu na frente e lançou um Super APP que, além de reunir diversas funções, traz uma feature de inteligência artificial que ajuda os varejistas a identificar quem são os clientes mais propensos para a compra.
A solução conhecida como “DitoIA” utiliza uma Rede Neural Profunda (DNN) para estimar a propensão de compra e realizar a classificação de cada consumidor da marca.
Ao todo são utilizados 47 atributos por consumidor para classificá-lo como “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e “Sem Propensão”.
Esses atributos consideram comportamentos em ambientes físicos e digitais (compras, páginas acessadas, carrinho abandonado e etc), tal como o engajamento e conversão nas campanhas de marketing digital.
Quando a inteligência artificial “aponta” quem são os clientes com “Alta Propensão”, “Média Propensão”, “Baixa Propensão” e/ou “Sem Propensão”, é possível segmentar os grupos no CRM e enviar campanhas customizadas (e-mails, SMS, WhatsApp) para cada público.
Além disso, a IA atualiza automaticamente os consumidores na faixa de propensão, conforme seus comportamentos de compra com a marca. Isso garante uma base sempre atualizada para suas comunicações.
O DitoIA, já nos primeiros testes junto a um varejista do segmento de moda líder de seu segmento, se mostrou extremamente eficaz, tanto para otimizar a operação quanto para maximizar a receita influenciada pelas campanhas de CRM.
Uma prova disso é a taxa de conversão citada no título deste texto. Nos testes realizados sem o DitoAI, ela não passou de 1,2%.
Enquanto nas campanhas onde a IA analisou a base de consumidores e detectou os mais propensos à compra, a taxa de conversão subiu para 4,5% (+275%), gerando assim uma receita influenciada 4,8x maior.
“É previsto que a inteligência artificial global no mercado de varejo avance a um estupendo CAGR de 30% e alcance uma avaliação de US$ 85 bilhões até 2033, acima dos US$ 6 bilhões de 2023”. (Fonte: Fact MR)
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