O envolvimento do e-commerce com aplicações de Inteligência Artificial (IA) chamou a atenção do Procon-SP. O órgão público de fiscalização divulgou, nesta semana, uma pesquisa voltada ao consumidor para colher opiniões e percepções dos mesmos sobre esse tipo de funcionalidade em compras online.
Em nota oficial, a entidade afirma que o surgimento constante de novidades relacionadas à IA é um dos motivos para iniciar o trabalho de campo.
“Com o crescimento do e-commerce e a ampliação do uso de algoritmos e ferramentas baseadas em inteligência artificial pelo comércio eletrônico, o tema ganha cada vez mais importância para os especialistas do órgão de defesa do consumidor. Este, inclusive, possui comissões internas voltadas à discussão de segmentos relacionados à economia digital e suas variações”, afirma o Procon-SP.
A pesquisa pode ser respondida no site ou redes sociais do órgão e conta com 13 perguntas no formato de múltipla escolha. De forma geral, ela exige que o participante opine sobre uso de IA nos seguintes aspectos:
- Compras no e-commerce;
- Coleta de dados para análise do comportamento do consumidor;
- Fraudes pós-interação;
- Publicidade personalizada em perfis pessoais.