Com a mudança no comportamento do consumidor, que se tornou muito mais digital, foi possível notar que, muitas vezes, as tomadas de decisões (mesmo aquelas mais importantes) partiram de seus smartphones. De acordo com um estudo do Google, as pesquisas por “melhor lugar para comprar (…)” aumentaram 70%, e 59% dos consumidores mencionaram que a conveniência em fazer compras em seu dispositivo é importante na hora de decidir pela marca ou varejista de preferência.
À medida que as demandas do consumidor e os padrões de compra evoluem, é crucial que as empresas mantenham um ponto de contato com seus clientes no estágio certo da jornada de consumo. Sendo assim, plataformas de comunicação como o WhatsApp, Instagram e TikTok se tornam fundamentais para as integração de canais entre marcas e clientes.
No entanto, não basta apenas estar presente nesses canais, se o conteúdo produzido por lá não provoca conexão com o público. Uma martech indiana chega ao Brasil justamente para oferecer soluções tecnológicas de engajamento a partir de análises e cruzamento de dados. Em parceria com o WhatsApp, a plataforma permite que, ao optarem por receber os alertas, os consumidores sejam avisados sobre suas preferências de compras, descontos nas buscas realizadas ou carrinhos de compra abandonados.
A ideia da MoEngage é, usar inteligência artificial para prever quais os próximos passos que os consumidores vão seguir e ajudar enviar automaticamente recomendações, alertas e lembretes em vários canais de comunicação. Com essa parceria, as empresas podem ter uma comunicação personalizada com seus clientes que já são heavy users no WhatsApp.
“Essa integração será de grande valor para as empresas brasileiras, pois acompanhar o consumidor em todas as etapas de compra é essencial para manter o relacionamento. Os contatos serão feitos seguindo as políticas de privacidade e preferência dos consumidores e de acordo com o mapeamento de seus comportamentos e hábitos de consumo”, explica Jeff Paiva, Diretor de Marketing da MoEngage Brasil/Latam.
Por que não ignorar o WhatsApp
Disponível em 180 países e com suporte para 20 idiomas, o WhatsApp é o meio mais usado por consumidores da faixa etária entre 26 a 35 anos – considerado o público mais experiente na Internet. De acordo com a AISensy, enquanto 54% dos consumidores preferem usar o WhatsApp para receber o status de envio e atualizações de entrega, 50% usam o WhatsApp para agendamentos e para receber notificações de próximos eventos e 23% desejam receber ofertas promocionais de suas marcas favoritas via WhatsApp.
À medida que mais empresas adotam o WhatsApp, as equipes do app melhoram a forma como elas podem se comunicar com seus clientes. Por exemplo, antes as marcas se limitavam a enviar notificações pontuais, dificultando o acompanhamento de seus clientes fora de uma janela de 24 horas. Para permitir interações perfeitas e oportunas entre empresas e seus clientes, o WhatsApp oferece suporte a mais tipos de mensagens, por exemplo, para informar aos clientes quando um item está de volta ao estoque. Depois de testemunhar a importância de atualizações periódicas das autoridades de saúde sobre a resposta à pandemia de Covid-19, a equipe também está trabalhando para disponibilizar um tipo de serviço semelhante para mais tipos de conversas. Comunicação personalizada e relevante é fundamental.
Digamos que o consumidor busque por kits de jardinagem, navegue em alguns produtos e se distraia com um e-mail importante, fazendo com que abandone o processo de compra. A solução da MoEngage observará esse comportamento, reunirá informações e solicitará que a empresa envie a esse cliente, em particular, uma mensagem via WhatsApp lembrando-o de descontos contínuos em kits de jardinagem doméstica, desde que ele tenha solicitado recebê-los.
“Ao nos unirmos à Meta, pretendemos preencher a lacuna entre as empresas e seus clientes, permitindo que eles aproveitem os insights sobre suas jornadas e gerando impacto de longo prazo das campanhas do WhatsApp nas principais métricas de negócios, como LTV, receita, retenção, e aderência do produto”, acrescentou Raviteja Dodda, CEO e cofundador da MoEngage.
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