Logo E-Commerce Brasil

IA já é ferramenta mais usada pelas PMEs do varejo online

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ver página do autor

A inteligência artificial já é a ferramenta mais utilizada por pequenos e médios empreendedores do e-commerce. De acordo com dados do NuvemCommerce, estudo anual da Nuvemshop – plataforma de e-commerce líder na América Latina –, metade dos lojistas já utilizam algum recurso tecnológico em sua loja virtual e, dentre eles, a maioria (27%) utiliza a inteligência artificial para empreender e vender online.

IA já é ferramenta mais usada pelas PMEs do varejo online
(Imagem: divulgação/Nuvemshop)

“O entusiasmo em torno do potencial da inteligência artificial despertou a curiosidade de muitos lojistas já no ano passado, motivando-os a adotar essas ferramentas e mantendo-os na vanguarda do mercado. No entanto, o uso ainda é, em grande parte, superficial. Há um amplo espaço para aprofundar e expandir o aproveitamento da inteligência artificial no e-commerce”, afirma Bruno Diegues, diretor de Engenharia de Software da Nuvemshop.

A pesquisa também apontou que o uso de IA pelos lojistas se dá, principalmente, em catálogo de produtos (43%), marketing e publicidade (28%) e personalização de ofertas (12%). Já para a análise de dados, somente 8% utilizam IA.

Além de inteligência artificial, 21% dos empreendedores afirmaram ter vídeos de produtos no site, garantindo aos seus consumidores uma visão mais detalhada de cada peça. Outros 10% utilizam ferramentas de atendimento digital e chatbots; 7% carteiras digitais; e 5% live commerce.

Oportunidade de crescimento em IA

O NuvemCommerce ainda aponta grandes oportunidades de crescimento no uso dos recursos tecnológicos, afinal, 60% dos lojistas afirmam ter apenas conhecimento básico sobre inteligência artificial e 50% ainda não utilizam nenhuma ferramenta tecnológica em sua loja até o momento.

Até o final de 2025, mais da metade (53%) dos lojistas quer implementar IA em marketing e publicidade; 33% em catálogo de produtos (como descrição de imagens e vídeos de forma automática); e 36% em atendimento ao cliente.