Qual marca aparece primeiro na mente dos brasileiros ao pensar em determinada categoria? Essa é uma pergunta importante não só para quem atua diretamente com o varejo, mas também para marcas construindo estratégias de marketing e identidade Brasil a fora.
Para resolver esta questão, a pesquisa Top Of Mind Conversion entrevistou brasileiros conectados à internet sobre marcas em 19 categorias. Computando as respostas de todas os segmentos, marcas com apelo jovem iFood, Netflix e Nike lideram as menções.
Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion, explica que “vemos nas duas primeiras posições marcas que são baseadas em tecnologia e o ranking de modo geral também é dominado por empresas de tech”.
Segundo a pesquisa, outras marcas que se destacaram em suas categorias incluem Coca-Cola (Bebidas Não-Alcóolicas), Natura (Beleza e Cosméticos), Samsung (Celular), Amazon (E-commerce), PlayStation (Games), Pedigree (Produtos e/ou serviços para animais de estimação), Vivara (Produtos de Luxo), Casas Bahia (Produtos para casa), Nestlé (Produtos Saudáveis), Instagram (Redes Sociais) e CVC (Viagem e Turismo).
O estudo traz ainda o tráfego das marcas mais mencionadas em cada uma das categorias para entender a correlação entre lembrança e acessos a site. “Não existe uma correlação perfeita entre lembrança de marca e tráfego de sites em nossa análise, mas não deixa de ter uma correlação significativa”, comenta Ivo.
A pesquisa ouviu 400 brasileiros conectados à internet, de todas as classes sociais e regiões do Brasil. Confira o estudo completo.