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ICVA Cielo: em junho, varejo cresce 1,8% em relação ao mesmo mês de 2022

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Em maio, o índice ICVA Cielo mostrou uma retração de 0,3% no setor do varejo. Para junho, porém, o mesmo levantamento observa um crescimento de 1,8% em termos nominais, em comparação com o mesmo mês de 2022. O resultado embute o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observadas pelo varejista.

Gráfico do índice ICVA da Cielo mostra o crescimento de receitas de vendas do Varejo no Brasil nos últimos anos

Responsável por impulsionar em 4,9% no resultado, o macrossetor de Serviços foi o grande destaque, seguido pelos segmentos de Turismo e Transporte e Recreação e Lazer. No macrossetor de Bens Não Duráveis, que teve alta de 1,5%, quem se destacou foi o segmento de Supermercados e Hipermercados.

Setores em queda

O macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, no entanto, foi o único que apresentou queda: 0,2%. Da mesma forma, os segmentos de Materiais para Construção e de Livrarias e Papelarias contribuíram para a retração do macrossetor em junho.

“O crescimento do Varejo em junho ante igual mês de 2022 está relacionado com a aceleração do segmento de Turismo e Transporte, que havia registrado queda em maio. Os consumidores costumam, em junho, planejar e realizar despesas para as férias do mês de julho”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.

Recorte do índice ICVA por regiões

De acordo com o ICVA nominal, os resultados de cada região brasileira em junho foram:

– Nordeste (+2,7%);

– Sudeste (+2,2%);

– Sul (+1,2%);

– Norte (+0,5%);

– e Centro Oeste (-0,4%).

O que é o ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo — desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O que é o ICVA nominal

Trata-se de um recorte do ICVA que embasa esta divulgação. Seu objetivo é informar ainda nos primeiros dias de cada mês a performance do varejo no Brasil em termos nominais (sem descontar a inflação). Os dados completos do ICVA, com o resultado deflacionado e com efeitos de calendário, estarão disponíveis no relatório completo e poderão ser acessados aqui.