Um dos grandes legados deixado pelas mudanças obrigatórias a que todos tiveram que se adaptar nos últimos anos foi o da digitalização de alguns hábitos de compra. Mesmo quem nunca havia sequer pensado em usar a internet como parte do processo de adquirir produtos e serviços, ao encontrar parte expressiva das lojas físicas fechadas do dia para a noite, como parte das medidas restritivas de circulação, encontrou no mundo digital um aliado para obter as informações sobre os itens desejados e, muitas vezes, seguiu a jornada até o final, concluindo sua primeira compra online.
A indústria, que vinha um pouco atrás no processo de digitalização, está acelerando sua transformação e já é cada vez mais comum o surgimento de projetos de distribuição dos seus produtos diretamente ao consumidor final através do comércio digital, o e-commece D2C.
A Docile, uma das maiores indústrias de alimentos do Sul do país, contou com o apoio da Avanti, especialista em soluções para e-commerce e Implantação VTEX, como parceira estratégica para enfrentar os desafios de desenvolver um novo canal de venda online, que a permitisse comercializar diretamente ao seu consumidor final.
A indústria sempre teve a necessidade de se aproximar e conhecer melhor os consumidores finais de seus produtos e, com o avanço da digitalização nos processos de distribuição e consumo, a Docile enxergou a oportunidade de construir um canal online de venda direta ao consumidor final, além de servir de canal de comunicação e relacionamento com a marca.
Docile no e-commerce D2C
Fundada em 1991, na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, a marca 100% brasileira comercializa balas de goma, gelatinas, pastilhas, chicles e os famosos marshmallows recheados que são distribuídos por todo o Brasil e em mais de 50 outros países.
O consumo de itens com características de indulgência ganhou destaque no comportamento do consumidor brasileiro nos últimos anos. O número de ocasiões para fazer as refeições dentro de casa aumentou, o que incrementou o consumo de sobremesas. O aumento, considerando o almoço e o jantar, foi de 4,7 milhões se comparado aos anos anteriores, de acordo com novo estudo da Consumer Insights, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.
Com mais de 250 itens em seu portfólio, a Docile Alimentos investiu no e-commerce como canal preferencial para aproveitar-se desse aumento no mercado de indulgência. Além dos benefícios óbvios como a gradual melhoria nas margens de lucro, uma vez que, diminui o número de intermediários entre quem fabrica e quem consome, a Docile encontrou uma série de outras vantagens no modelo D2C. Entre eles, podemos destacar
- Mais engajamento: Um canal direto de relacionamento e interações com a marca
- Comunicação Direta: Maior controle sobre a mensagem e a comunicação com seu público
- Coleta de Dados: A navegação e interações com a loja online geram dados e informações cruciais ao negócio da indústria do seu negócio.
- Conhecer seus clientes: Esses dados que permitem um entendimento sem igual das preferências dos consumidores
De acordo com a Docile, o faturamento de compras feitas pela loja virtual da empresa cresceu 47%.
“A Docile carrega em sua essência o propósito de criar um mundo mais doce. E num momento tão difícil como a pandemia, foi preciso buscar alternativas para seguir levando nossas guloseimas aos consumidores mesmo com as grandes lojas fechadas durante um bom tempo. Assim, usamos nossa criatividade para encantar as pessoas com campanhas e kits exclusivos oferecidos no nosso e-Commerce, permitindo que elas pudessem ter momentos de alegria e conforto apesar das dificuldades”, destaca Ricardo Heineck sócio-diretor da marca.
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