Fechando o ano de 2023 com resultados positivos, a indústria de beleza de prestígio movimentou mais de R$ 3 bilhões, um crescimento de 13% com relação ao ano anterior, afirma Circana.
Maquiagens aparecem como um dos destaques no estudo, sendo responsáveis por R$ 1 bilhão das vendas. A categoria apresenta um aumento global de 25% e o crescimento é atribuído, segundo a pesquisa, às tendências virais das redes sociais e sua influência sobre os consumidores.
Entre os clientes, as principais compras ficaram com as marcas: M.A.C, A.C, Nars, Dior, Too Faced e Shiseido.
Além disso, de acordo com a instituição, os produtos para tratamento também trouxeram um balanço positivo, vendendo 16% a mais e totalizando em torno de 270 milhões de reais. Para a categoria, aparecem como marcas mais compradas: A.C, Shiseido, Guerlain, Dior, Lancôme e Clinique.
O segmento com maior relevância, superando a marca de R$ 2 bilhões, foi o de fragrâncias, que fechou o ano com um crescimento de 7%. Lancôme, Carolina Herrera, Dior, Rabanne e Yves Saint Laurent.
Datas comemorativas impulsionaram as vendas
Novembro e dezembro, orientados pela black friday e natal, foram responsáveis por movimentar R$ 954 mihões no mercado de beleza no ano passado. O total, levando em consideração três categorias – fragrâncias, maquiagem e produtos de skincare – contabilizou um aumento de 13% no comparativo com 2022.
O resultado corresponde a, aproximadamente, 30% das vendas do ano como um todo. E na contra mão das compras online, o varejo físico apresentou um crescimento de 27%.
Dentro das categorias, maquiagens tiveram o maior destaque com crescimento e performance acima de 30%. Os produtos para tratamento aumentaram 20% e as fragrâncias cresceram apenas 6%.