Segundo estimativas da Amadeus, empresa de tecnologia para indústria de viagens, o mercado brasileiro teve um crescimento médio de 12,6% – quase duas vezes a média de crescimento mundial, impulsionando todo o mercado Latino Americano.
A Amadeus divulgou esses dados no Amadeus Cars Fórum 2015, evento realizado pela empresa em Miami, que discutiu as principais tendências do mercado de viagens e o papel das locadoras de automóveis nesse mercado. O evento contou com as principais empresas multinacionais do setor.
A empresa estima que 41% dos brasileiros viajam três vezes por ano ou mais, uma taxa considerada alta. O principal destino dos brasileiros é o Estados Unidos. A expectativa é que, em 2016, o Brasil envie 3 milhões de turistas para o país norte-americano.
Além do Brasil, os mercados regionais mais fortes no setor de turismo e viagens são México, Colômbia, Peru, Chile e Argentina. A América do Sul, como um todo, apresentou uma taxa de crescimento de 0,7% em 2014. Já a América Central, incluindo o Caribe, teve uma expansão de 3,7%, com destaque para o México que cresceu 2,1% no ano.
A indústria de viagens a negócios também cresceu 7,2% na América Latina nos últimos anos. Os países da região com maior relação entre viagens corporativas e seu produto interno bruto são: Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela e Peru. Das despesas de viagem, automóveis é o item considerado prioritário para 6% dos entrevistados indicando que há um grande potencial de crescimento nessa área.
No segmento de agências de viagens on-line, a previsão para o mercado na América Latina é de aproximadamente de US$ 98,5 bilhões dólares em reservas em 2016; no entanto, há uma classe média emergente na região que demanda outros serviços de viagens. Viagens a lazer ainda são de grande importância para o viajante médio, especialmente no México e na Colômbia, onde há uma grande oportunidade de oferecer serviços complementares.
“Eventos como este permitem que os principais players do segmento de carros estudar as tendências do setor, desenvolver o potencial de mercado na região, além de promover maior proximidade com os nossos clientes para construirmos juntos o futuro das viagens”, disse Federico D` Adamo, Diretor de Carros e Fornecedores de New Business Hotel Amadeus LATAM.
Fonte: Amadeus