Influenciadores brasileiros ganham R$ 18 mil por campanha nas redes sociais
O número de influenciadores digitais no Brasil já ultrapassa os 500 mil, de acordo com o levantamento da Nielsen. Apesar de não ser uma profissão regulamentada, os profissionais da área com pelo menos 10 mil seguidores nas redes sociais representam mais do que o contingente de dentistas formados no País (segundo o Conselho Federal de Odontologia, são 374 mil). A quantidade também é o dobro do número de arquitetos (212 mil), ultrapassa o total de engenheiros (455 mil) e empata com o número de médicos (502 mil). A desenvoltura na frente das câmeras faz com que essas pessoas acabem se relacionando virtualmente com um público fiel e interessado em interagir. É por isso que marcas aproveitam perfis que conversem com seus produtos e nicho para divulgação, o que acaba sendo a fonte de renda dos influenciadores. São os famosos “#publi”. De acordo com a Folha de S.Paulo, o valor das campanhas nas redes sociais - com destaque para Instagram, seguido de YouTube e TikTok - varia bastante: desde a quantidade de seguidores que o influenciador tem, o nível de engajamento do público e até a região onde essa pessoa mora. No entanto, uma publicidade pode valer de R$ 1 mil a R$ 600 mil. A média de uma campanha para um influenciador já conhecido é de R$ 18 mil - mas o valor não vai inteiro para a pessoa, já que, a maior parte desses profissionais são gerenciados por uma agência, que geralmente fica com 20% do total. Com a mudança do comportamento do consumidor, muito mais conectado pelas redes sociais atualmente, a verba publicitária gasta pelos anunciantes com publicidade nas redes em 2021 foi de R$ 1,43 bilhão - valor muito maior do que o investimento feito em rádio, jornal, revista e cinema somados no ano passado.
Comentários