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Influenciadores impactam 8 em cada 10 consumidores em diversos países

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Os influenciadores estão se tornando cada vez mais parte das estratégias das marcas para conversar com os consumidores. É o que mostra um estudo realizado pela Rakuten Advertising. Segundo a pesquisa, que analisou as preferências e hábitos de consumidores da Austrália, Brasil, França, Alemanha, Reino Unido e EUA, cita que cerca de oito em cada dez consumidores confiam nas recomendações dos influenciadores.

Influenciadores impactam 8 em cada 10 consumidores em diversos países
(Imagem: Freepik)

Além disso, 61% dos entrevistados afirmam ter realizado uma compra com base em uma recomendação de influenciador nos últimos seis meses. Já a descoberta de novos produtos com base na mesma dinâmica com este tipo de pessoa atinge 64% do público diária ou semanalmente.

“As marcas estão investindo cada vez mais na estratégia dos influenciadores muito pelo comportamento dos próprios consumidores que estão os vendo como figuras mais próximas, em vez de apenas como profissionais de marketing. Essa autenticidade fomenta a confiança e resulta no aumento das vendas”, explica Salomão Araújo, VP Comercial da Rakuten Advertising.

Mais dados

Com relação aos cliques, 74% dos respondentes consideram conveniente comprar diretamente por um link de influenciador. Entretanto, 32% têm preocupação sobre o tracking e a coleta de dados, mesmo em um cenário de leis de proteção de dados.

“Os links são parte fundamental da estratégia, principalmente pela possibilidade de rastreamento. Essa combinação oferece uma visão completa do impacto dos criadores, incluindo métricas pós-clique e de vendas. Além disso, o rastreamento de desempenho ajuda a justificar o valor dos programas, permitindo um aumento de investimento em todos os canais de marketing”, reforça o VP Comercial.

Ainda dentro das preferências dos consumidores, 84% dos respondentes disseram que eles param de seguir um influenciador quando eles percebem que ele não está sendo autêntico. Nesse cenário, uma porcentagem crescente dos consumidores estão migrando para os microinfluenciadores.

“Os microinfluenciadores frequentemente atraem públicos que estão ativamente procurando produtos, e consistentemente demonstram taxas de engajamento mais altas”, comenta.

E no Brasil?

O estudo mostra que cerca de 83% dos brasileiros já fizeram compras acima de 100 reais com base nas recomendações de influenciadores e os vídeos curtos são a preferência de 55% dos respondentes.

“O conteúdo em vídeo é essencial no mercado em rápido crescimento do Brasil. Dentro disso, o TikTok deve ser um ponto de atenção para as marcas, já que ainda não é a rede preferida da população do país, que opta por Instagram e Youtube, mas segue em ascensão”, finaliza Araújo.