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Instagram lança ferramenta para conectar marcas a criadores de conteúdo

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Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Os criadores de conteúdo são peças-chave no marketing digital, combinando autenticidade e influência para engajar o público. Segundo a Rakuten Adversiting, 83% dos consumidores fizeram compras acima de R$ 100 motivadas por recomendações. Além disso, o mercado de marketing de influência segue em expansão, com previsão de US$ 10 bilhões em investimentos nos EUA até 2025.

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(Imagem: Meta/Reprodução)

Para fortalecer essas conexões, o Instagram anunciou novas ferramentas de IA para descoberta de criadores e recomendações de conteúdo, além de insights aprimorados para marcas dentro do Marketplace de Criadores.

Novidades para marcas e criadores

  • IA para recomendações personalizadas: a plataforma agora sugere os melhores conteúdos de criadores para anúncios, otimizando campanhas;
  • Marketplace de Criadores aprimorado: empresas podem descobrir e avaliar criadores com mais precisão, utilizando palavras-chave como "mães que jogam futebol e têm cachorros” ou "unboxing de gadgets”;
  • Melhores insights sobre criadores: perfis agora exibem Reels reproduzíveis, dados de engajamento, histórico de parcerias e distintivos para criadores experientes;
  • API de Marketing expandida: empresas podem integrar anúncios de parceria ao Criativo Advantage+, melhorando o desempenho das campanhas.

IA para recomendações mais inteligentes

Estudos mostram que anúncios de parceria geram até 96% mais confiança do que os criativos comuns das marcas. Agora, o Instagram usa inteligência artificial para sugerir conteúdos de criadores que devem ser promovidos como anúncios.

Por exemplo, uma marca de beleza poderá acessar seus conteúdos de marca orgânicos na plataforma e receber recomendações personalizadas de quais vídeos têm maior potencial para conversão em vendas.

Além disso, o Instagram aprimorou a busca por criadores no Marketplace de Criadores, agora considerando afinidade com a marca, histórico de colaborações e semelhança de público.

Mais transparência e conexão

Com as novas atualizações, as marcas podem avaliar melhor os criadores antes de fechar parcerias:

  • Reels diretamente no perfil: empresas podem visualizar conteúdos relevantes dos criadores no Marketplace;
  • Contato facilitado: criadores podem disponibilizar um e-mail direto para negociações;
  • Selo de experiência: criadores que já participaram de campanhas terão um distintivo especial;
  • Anúncios de parceria visíveis: as marcas poderão ver quais campanhas o criador já realizou no Instagram.

Expansão da API de Marketing

Os anúncios de parceria permitem que empresas e criadores colaborem em campanhas patrocinadas, combinando dados para melhorar ranqueamento e performance. Com a expansão da API de Marketing, os anunciantes agora podem:

  • Criar anúncios de parceria usando postagens existentes no Instagram;
  • Personalizar ativos de posicionamento dentro do Criativo Advantage+;
  • Direcionar cliques para mensagens diretamente nos anúncios.
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