Os criadores de conteúdo são peças-chave no marketing digital, combinando autenticidade e influência para engajar o público. Segundo a Rakuten Adversiting, 83% dos consumidores fizeram compras acima de R$ 100 motivadas por recomendações. Além disso, o mercado de marketing de influência segue em expansão, com previsão de US$ 10 bilhões em investimentos nos EUA até 2025.

Para fortalecer essas conexões, o Instagram anunciou novas ferramentas de IA para descoberta de criadores e recomendações de conteúdo, além de insights aprimorados para marcas dentro do Marketplace de Criadores.
Novidades para marcas e criadores
- IA para recomendações personalizadas: a plataforma agora sugere os melhores conteúdos de criadores para anúncios, otimizando campanhas;
- Marketplace de Criadores aprimorado: empresas podem descobrir e avaliar criadores com mais precisão, utilizando palavras-chave como "mães que jogam futebol e têm cachorros” ou "unboxing de gadgets”;
- Melhores insights sobre criadores: perfis agora exibem Reels reproduzíveis, dados de engajamento, histórico de parcerias e distintivos para criadores experientes;
- API de Marketing expandida: empresas podem integrar anúncios de parceria ao Criativo Advantage+, melhorando o desempenho das campanhas.
IA para recomendações mais inteligentes
Estudos mostram que anúncios de parceria geram até 96% mais confiança do que os criativos comuns das marcas. Agora, o Instagram usa inteligência artificial para sugerir conteúdos de criadores que devem ser promovidos como anúncios.
Por exemplo, uma marca de beleza poderá acessar seus conteúdos de marca orgânicos na plataforma e receber recomendações personalizadas de quais vídeos têm maior potencial para conversão em vendas.
Além disso, o Instagram aprimorou a busca por criadores no Marketplace de Criadores, agora considerando afinidade com a marca, histórico de colaborações e semelhança de público.
Mais transparência e conexão
Com as novas atualizações, as marcas podem avaliar melhor os criadores antes de fechar parcerias:
- Reels diretamente no perfil: empresas podem visualizar conteúdos relevantes dos criadores no Marketplace;
- Contato facilitado: criadores podem disponibilizar um e-mail direto para negociações;
- Selo de experiência: criadores que já participaram de campanhas terão um distintivo especial;
- Anúncios de parceria visíveis: as marcas poderão ver quais campanhas o criador já realizou no Instagram.
Expansão da API de Marketing
Os anúncios de parceria permitem que empresas e criadores colaborem em campanhas patrocinadas, combinando dados para melhorar ranqueamento e performance. Com a expansão da API de Marketing, os anunciantes agora podem:
- Criar anúncios de parceria usando postagens existentes no Instagram;
- Personalizar ativos de posicionamento dentro do Criativo Advantage+;
- Direcionar cliques para mensagens diretamente nos anúncios.
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