O uso amplo das redes sociais por empreendedores e marcas de diversos segmentos e proporções é uma realidade, seja varejo físico ou e-commerce. Entre as opções de plataformas utilizadas atualmente, o Instagram é um exemplo positivo de mídia que se transformou ao longo dos anos. De fotos e registros momentâneos à canal poderoso de marketing e vendas, a reinvenção da plataforma levou, nos últimos anos, a implementação do Reels.
A ferramenta, de acordo com estudo da Emplifi, é responsável por aumentar em 40% o engajamento das marcas frente outras funcionalidades do próprio aplicativo.
Um dos fatores para isso acontecer foi a recente atualização do Instagram, que implementous mais Reels no feed. Dessa forma, a contagem mediana de interações desta ferramenta é maior do que as postagens de vídeo tradicionais no Instagram.
O formato é simples e leva em consideração uma equação já aplicada pela concorrente TikTok: vídeos curtos, dinâmicos e chamativos. Estes atributos do Reels são, portanto, os principais motivos para marcas buscarem sua utilização com viés comercial.
Prova disso é que, segundo o levantamento, quase 50% das marcas que atuam no Instagram publicaram ao menos um post audiovisual neste formato no segundo trimestre de 2022. No mesmo período em 2021, por exemplo, o índice era de 30%.
“As preferências por cada conteúdo estão mudando, situação que provocou um aumento no consumo de vídeo nas plataformas de mídia social”, afirma Zarnaz Arlia, diretora de marketing da Emplifi.
Segundo a executiva, o uso do algoritmo para veicular vídeos em maior escala é um fator que ajuda as marcas na expansão de alcance e aumento de engajamento.
Além dos dados coletados reforçarem a regularidade do conteúdo audiovisual com os usuários, Adam Mosseri, CEO do Instagram, também confirma o maior compartilhamento de vídeos.
“Se você observar o que as pessoas gostam, consomem e visualizam no Instagram, isso também está mudando cada vez mais para o vídeo ao longo do tempo”, diz.
Reels: espaço para melhorar
O lado positivo do Reels não exclui a necessidade e o potencial de melhora que o Instagram têm em mãos. Muitas marcas adicionaram o modelo à sua estratégia fixa de mídia social, mas estes vídeos ainda são minoria ante o conteúdo geral dessas empresas. Em termos de distribuição, os Reels são 7,5% das postagens (excluindo Stories) feitas no Instagram das marcas.
De forma geral, as cinco marcas com mais engajamento nos Reels, segundo dados da Emplifi, são:
É inégavel, porém, o forte apelo dos Reels com marcas esportivas, com o estudo da Emplifi apontando que mais de 60% dos integrantes do segmento publicam vídeos do tipo. O objetivo é sempre o aumento do engajamento com os seguidores.