Uma recente pesquisa realizada pela Shopatron, com mais 200 fabricantes (marcas) e 1.300 varejistas dos EUA, revelou que a integração dos canais (on-line e off-line) gera grandes benefícios, com 73% das marcas afirmando que suas vendas gerais aumentaram após terem integrado ambos os canais.
Através da integração do comércio físico e virtual, os fabricantes podem vender mercadorias em sites de comércio e emitir uma ordem de expedição para um varejista autorizado mais próximo, ou até mesmo permitir que os clientes possam buscar o produto nesta unidade. De acordo o estudo, mais de 50% das marcas afirmaram que suas vendas on-line aumentaram com a interação, enquanto 10% disseram ter mais que dobrado.
O estudo também mostra que os fabricantes não são os únicos beneficiados, com 65% dos varejistas relatando ter aumentado o seu lucro e a sua base de clientes, sendo que 23% afirmaram que este aumento foi intenso. Além disso, 59% dos inquiridos disseram ter comprado mais de algumas marcas por conta da demanda gerada no e-commerce. No entanto, 70% dos entrevistados reduziram o pararam de comprar de marcas que vendem para o consumidor unilateralmente, à frente dos 51% que disseram o mesmo em 2009.
“A pesquisa mostra claramente que as marcas e os varejistas não só estão felizes com o modelo, assim como os lojistas estão exigindo este tipo de parceria dos fabricantes”, diz Ed Stevens, CEO e fundador da Shopatron.