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Inteligência artificial torna jornada no e-commerce mais amigável para usuários

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Amazon e Walmart estão aprimorando suas capacidades de busca com tecnologias de última geração, como inteligência artificial (IA) generativa, para aumentar o gasto dos consumidores e sua fidelidade.

Na quarta-feira (2 de outubro), a Amazon compartilhou como os novos recursos estão melhorando a experiência de busca visual. Isso inclui: exibir imagens para ajudar os usuários a refinar suas pesquisas, adicionar prompts de texto às buscas com imagens e recomendações do tipo “Mais como este”.

Tela de iphone com aplicativos da Amazon e Walmart
Imagem: reprodução

Mita Mahadevan, diretora de busca visual e relevância de busca da Amazon, explica: “continuamos a inovar na busca visual para ajudar os clientes a encontrar e descobrir rápida e facilmente os produtos que desejam e precisam na ampla seleção da Amazon”.

Esse movimento ocorre em um momento em que os consumidores buscam jornadas de e-commerce mais amigáveis. Pesquisa da PYMNTS Intelligence revela que 4 em cada 10 consumidores consideram a facilidade de navegação da loja online ao escolher onde fazer compras digitais.

“Vimos um aumento de 70% ano a ano em buscas visuais no mundo todo, à medida que os clientes utilizam esses novos recursos”, declara a executiva.

Um mercado acirrado

Não ficando para trás, o Walmart também está adicionando novas funcionalidades de busca. Para o gigante do varejo, essas inovações vêm junto com seus esforços de ampliar seu sortimento, buscando competir melhor com o extenso alcance da Amazon por meio de iniciativas como a expansão das ofertas de seu marketplace. 

Com mais produtos disponíveis, o Walmart precisa melhorar a capacidade dos consumidores de encontrar o que estão procurando.

“Clientes e membros já estão aproveitando a busca com IA em nosso aplicativo e site; agora eles terão ainda mais ajuda com um novo assistente de compras que oferece conselhos e ideias, respondendo a perguntas como ‘Qual TV é melhor para assistir esportes?’”, diz o CEO do Walmart, Doug McMillon.

Conforme revela o estudo “A Estratégia Agressiva de e-commerce do Walmart Voltada para os Melhores Clientes da Amazon”, nos últimos quatro anos – entre o segundo trimestre de 2020 e o segundo trimestre de 2024 – o Walmart aumentou sua participação no gasto de e-commerce dos consumidores dos EUA de 5,7% para 7,7%, um crescimento de 35%.

Enquanto isso, a Amazon detinha uma participação consideravelmente maior, de 53%, mas esse número subiu apenas alguns pontos percentuais em relação aos 48% de quatro anos atrás.