O Mercado Livre acaba de anunciar investimento logístico que agregará 340 mil m² à sua malha, 100% gerenciada pelo Mercado Envios. O resultado disso será o dobro da capacidade de armazenamento e de processamento de encomendas. Tudo indica que os frutos do investimento já serão colhidos a partir da Black Friday 2020: “O time logístico se comprometeu a entregar 80% dos pedidos brasileiros feitos na data em até 2 dias“, garantiu Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil. Vale lembrar que o valor investido pelo Mercado Livre na Black Friday desse ano é cerca de 4 vezes maior em relação à edição de 2019.
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De acordo com Leandro Bassoi, vice-presidente do Mercado Envios (braço logístico do Mercado Livre), a entrega de produtos em até dois dias é o principal desejo da empresa. “Já realizamos a entrega em 2 dias em 1.800 cidades do Brasil, com 70% em até 1 dia. Entendemos que a entrega rápida talvez seja o principal fator no índice de satisfação do cliente, por isso apostamos tanto”, disse o executivo.
As novas operações — cujas atividades estão previstas para iniciar entre novembro de 2020 e o início de 2021 — irão agregar 340 mil m² à malha logística. Atualmente, a malha logística do Mercado Livre realiza entregas em até dois dias (a partir da modalidade de Fulfillment) em 1.800 cidades brasileiras, onde vive 80% da população do país.
Novos centros de distribuição para operação fulfillment
Sobre a operação Fulfillment, na cidade de Cajamar (SP) a empresa terá dois novos CDs, de 75 mil m² e 112 mil m², respectivamente. O primeiro desses já começou a operar nesta última segunda feira, dia 09. Já em Governador Celso Ramos (SC), o Mercado Livre terá um CD de 32 mil m², com capacidade de expansão para até 71 mil m². “Começará em 2021, com cerca de 1.000 empregos diretos até o final do ano. A cidade foi escolhida por conta da proximidade com Florianópolis, assim como a facilidade de sair para a estrada, tanto para o sul como ao norte”, explicou Bassoi.
Antes da conclusão desse CD (que será em meados de 2021), o Mercado Livre vai abrir uma operação temporária em janeiro de 2021, na mesma cidade, a fim de atender à demanda da região Sul. A operação em Extrema (MG) terá 75 mil m² e começará a operar até o meio do ano que vem.
Cross-Docking em Guarulhos
Já o Cross-Docking, localizado na cidade de Guarulhos, e que terá 50 mil m², processará centenas de milhares de pacotes todos os dias — e contará com a proximidade do aeroporto para reduzir prazos de entrega. “Criamos soluções para controlar todos os elos da cadeia, do clique da compra até a chegada do pacote na casa do usuário. As entregas via Full são feitas 70% no dia seguinte, e 80% em dois dias Seguiremos expandindo com o uso da nossa frota aérea dedicada, o MELI Air”, contou Bassoi. Recentemente, o Mercado Livre anunciou o investimento em uma frota de aviões 100% dedicada à empresa.
Mesmo com todo o investimento, Yunes garante que nada será afetado ao consumidor final. “O valor do frete não será afetado, independente do investimento em CDs ou aviões“, garantiu. Sobre os benefícios dos investimentos às comunidades, Bassoi disse que “o número de postos de trabalho diretos serão dobrados. Serão mais de 13.500 pessoas operando em nossos centros de Fulfillment e cross-docking até o fim de 2021”.
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Os novos centros de distribuição se somam aos três CDs de Fulfillment que a empresa possui — localizados em Cajamar e Louveira (SP), e Lauro de Freitas (BA) —; aos 16 centros de Cross Docking; às dezenas de hubs de última milha; e às frotas de quatro aviões e milhares de veículos 100% dedicados à empresa. Atualmente, o Mercado Livre possui 600 carretas e mais de 10 mil vans que atuam entre os entrepostos, a fim de ajudar nas entregas de encomendas.
Penetração da logística própria é de 68% no Brasil
A malha logística própria confere autonomia à empresa, que vem melhorando sua performance de entrega trimestre a trimestre. No período de julho a setembro deste ano, a rede gerenciada do Mercado Envios continuou ganhando penetração, atingindo 64% em uma base consolidada — encerrou o trimestre com 74%. No Brasil, a penetração da rede logística própria atingiu 68% do total das entregas no período, versus 51,6% do segundo trimestre de 2020. Isso resultou em novo aumento do NPS (Net Promoter Score), que mede o nível de satisfação dos clientes.
Os novos centros de distribuição estão contemplados no investimento anunciado pela companhia de R$ 4 bilhões no Brasil ao longo de 2020. Ele também envolve a ampliação da frota própria de entregas, instalação de novos centros de distribuição e cross-dockings. Há ainda o desenvolvimento de novas ferramentas com o objetivo de reduzir o tempo e o custo de entrega do marketplace. “O investimento em 2021 será superior ao realizado esse ano”, prometeu Yunes.
Por Giuliano Gonçalves, via E-Commerce Brasil