A empresa de comércio eletrônico chinesa JD.com afirmou ter se tornado a primeira plataforma virtual do país a aceitar a moeda digital local de Pequim, na China.
JD Digits, braço de fintech da empresa, aceitará yuan digital como pagamento por alguns produtos em seu shopping online, como parte de uma oferta experimental de yuan digital para cidadãos de Suzhou, perto de Xangai, de acordo com uma postagem na conta oficial da empresa no WeChat.
O yuan digital da China é uma das iniciativas de “moeda digital do banco central” mais avançadas do mundo, à medida que as autoridades respondem globalmente às ameaças de moedas privadas, como bitcoin e Libra do Facebook.
Investimento na moeda digital
De acordo com o programa de Suzhou, o governo municipal e o Banco Popular da China (PBOC) emitirão “envelopes vermelhos” de 200 yuans digitais para 100 mil consumidores selecionados por sorteio.
O esquema de Suzhou é o segundo tipo de loteria digital, depois que o PBOC emitiu 10 milhões de yuans em moeda digital para 50 mil consumidores selecionados aleatoriamente na cidade de Shenzhen, no sul.
O governador do PBOC, Yi Gang, disse no mês passado que mais de 2 bilhões de yuans (US$ 3 milhões) foram gastos usando a moeda digital da China até agora em 4 milhões de transações separadas.
Leia também: JD.com inaugura pavilhão virtual dedicado a Portugal
Fonte: Reuters