Entre as tendências de mercado que foram aceleradas com as medidas de distanciamento social, certamente se destaca a adesão à omnicanalidade.
Há algum tempo o consumidor tem evidenciado que o seu comportamento é omnichannel. A maior prova disso é que as pessoas não fazem a distinção entre on e o offline. Ou seja, ele enxerga a marca e como pode ser atendido em sua demanda.
Da parte das empresas, contudo, muitas ainda resistem à integração dos canais. E não é raro encontrarmos empresas que não estabelecem políticas de preço e de entrega que considerem essa integração.
Em 2020 e 2021, contudo, com as restrições impostas às lojas físicas no período de pandemia, muitas empresas tiveram que acelerar o processo de integração das operações.
Mais vantagens para os clientes JET
De olho nas demandas de seus clientes, a JET passou a oferecer uma nova funcionalidade na plataforma, o
módulo de venda assistida.
“Chegamos numa solução que preserva o melhor dos dois mundos, porque o consumidor desfruta de toda a facilidade da compra online, mas conta também com a assistência do vendedor, assim como acontece na loja física”, detalha Gustavo Chapchap.
Outra vantagem importante e que
valoriza a omnicanalidade é o fato de a nova funcionalidade permitir que a loja venda o estoque via social commerce, televendas e ponto de venda físico.
E, como exige o ambiente atual do e-commerce, o
Venda Assistida é uma ferramenta que empodera o vendedor.
O vendedor faz todo o processo de atendimento e venda diretamente da sua área restrita na loja virtual, a qualquer hora, de onde estiver. E, no final, envia o link de pagamento para o cliente via WhatsApp ou outros comunicadores.
O cliente, então, efetua o pagamento no checkout, com segurança e tranquilidade.
No cadastro do time de vendas, ainda é possível definir quais os meios de pagamento estarão disponíveis para cada vendedor e associar um catálogo de produtos específico para eles, o que facilita bastante o trabalho no dia a dia.
Para o cliente, a experiência é a melhor possível: ele efetua apenas o pagamento no checkout, com segurança e tranquilidade.
Como observa Gustavo, o emprego desse tipo de ferramenta tornou-se imprescindível num cenário no qual as vendas devem ser baseadas, cada vez mais, no relacionamento.
Ou seja, se a proximidade com o cliente é ponto-chave para o sucesso das operações, as lojas devem dispor de recursos que garantam mais autonomia para o seu time de vendas, ao mesmo tempo em que o gestor tem total controle do processo.
Recuperação de carrinho abandonado
Refletindo sobre as aplicações no dia a dia do e-commerce, o
Venda Assistida é uma ferramenta valiosa também para a
recuperação de carrinhos abandonados.
Ao identificar esse tipo de situação, basta que o vendedor aborde o consumidor e, se for o caso, ofereça alguma vantagem para que ele finalize a compra.
Para o cliente da loja, o fato de receber o link diretamente para o checkout, do vendedor que ele confia, pode fazer muita diferença, eliminando eventuais objeções em relação à compra.
Estudos mundiais mostram que o abandono das compras está relacionado a vários fatores, mas figuram entre os principais justamente os problemas no checkout complicado, a falta de segurança na hora do pagamento, as dúvidas em relação aos custos e os erros no site.
Com o
Venda Assistida, dificuldades como essas são contornadas, uma vez que o link recebido direciona o cliente diretamente para a finalização da compra, num ambiente seguro e no qual ele pode escolher os meios de pagamento.
Comentários