Homem, jovem, de classe média e com um iPhone no bolso: esse é o perfil médio do internauta brasileiro com smartphone que já realizou compras de bens físicos através do aparelho. A constatação faz parte dos resultados de pesquisa inédita realizada por Opinion Box a pedido de Mobile Time sobre comércio móvel no Brasil. Foram entrevistadas 1.109 pessoas que acessam a Internet e possuem smartphone no País, distribuídas por sexo, idade, renda mensal e estado da federação de acordo com as proporções da população brasileira informadas pelo IBGE.
O hábito de comprar bens físicos através do smartphone é mais comum entre homens: 51,4% daqueles que acessam a Internet e possuem esse aparelho no Brasil já adquiriram algum produto através de m-commerce. Entre as mulheres desse grupo o percentual é menor: 47,6%.
Analisando-se a faixa etária dos usuários de m-commerce de bens físicos, constata-se que o hábito é mais comum no grupo de jovens entre 26 e 35 anos: 58,9% disseram já ter comprado produtos pelo celular. Em segundo lugar vem a faixa de 18 a 25 anos: 54,9%. Dos 36 anos em diante, a penetração vai diminuindo gradativamente. No grupo acima de 56 anos, apenas 17% já experimentaram o comércio móvel.
Em termos de faixa de renda é interessante notar que não há uma relação diretamente proporcional com a prática do m-commerce. A penetração é mais alta em uma faixa intermediária de renda familiar mensal, entre R$ 3.621 e R$ 7.240: nesse grupo, 56,5% já compraram bens físicos pelo celular. A penetração do comércio móvel cresce gradativamente até essa faixa de renda familiar mensal e depois começa a cair. Seguem os dados, com os percentuais de uso de m-commerce de bens físicos entre parênteses: até R$ 724 (24%); de R$ 725 a R$ 1.448 (37,4%); de R$ 1.449 a R$ 2.172 (45,8%); de R$ 2.173 a R$ 3.620 (50,4%); de R$ 3.621 a R$ 7.240 (56,5%); de R$ 7.241 a R$ 10.860 (51,8%); mais de R$ 10.860 (49,3%).
Sistema operacional
Como era de se esperar, o comércio móvel de bens físicos é mais popular entre os donos de iPhone. Nesse grupo, 69,1% já experimentaram m-commerce de produtos físicos. Em Android, a penetração é de 50,4%. O percentual é bem mais baixo entre usuários de Windows Phone: 37,3%. Cabe lembrar que a pesquisa se restringiu à população que acessa a Internet e possui smartphone no Brasil.
Fonte: Mobile Time